Quem nunca se deparou com a seguinte dúvida: onde estão meus clientes? Por onde devo começar um trabalho de prospecção? É normal, principalmente no começo da carreira, aceitar e buscar trabalhar em diversos segmentos.

Porém, com o tempo, é muito comum que você comece a trabalhar mais com determinado segmento e/ou descubra que aquela fatia do mercado se adéqua mais ao seu negócio. O trabalho de marketing de nicho é justamente quando você canaliza os seus esforços de marketing e vendas para atrair e prospectar um pedaço de determinado mercado.

“Marketing de nicho é a oferta de serviços para determinado segmento, atingindo as necessidades de um público-alvo específico”.

Benefícios deste modelo de atuação

  • Diferencial competitivo

Ao escolher trabalhar para um determinado nicho, você automaticamente passa a se diferenciar de concorrentes que trabalham para vários mercados ou que são full service. E não tem problema ser full service. Afinal, ser full service também é um nicho. 😉

  • Aumento de ticket médio

Além disso, seu serviço se torna mais valorizado, o que permite o aumento do ticket médio cobrado.

  • Desafios e linguagem

Outra vantagem de atuar em nichos é que você tende a entender melhor os desafios, a linguagem e as dores do seu cliente. Melhorando a comunicação, o atendimento e, consequentemente, ganhando mais produtividade no dia a dia com o cliente.

  • Credibilidade e favorecimento de indicações

Além disso, trabalhar com um segmento específico te dá mais credibilidade, aumenta as chances de indicações para novos serviços e ajuda para que você se torne referência naquele mercado de atuação.

  • Velocidade na implementação de projetos

Com a experiência adquirida trabalhando para um determinado nicho, você conseguirá implementar serviços e projetos em menos tempo e de maneira mais assertiva, pois já conhecerá os gargalos e possíveis obstáculos daquele nicho.