Se antes do mundo virar de cabeça pra baixo com a pandemia de Covid-19, as atenções já estavam quase todas no digital, agora nem se fala. Por mais que veículos offline ainda despertem a atenção, é inegável que todos se encontram no digital.
O que antes se resumia a alguns poucos veículos, hoje os estímulos vêm de todos os lados. Ter a atenção do seu possível cliente é fundamental. E não basta estar nos mesmos canais em que seu prospect está. É preciso saber como chamar a atenção dele.
Sem atenção você não vende.
E se você não oferecer conteúdo para as pessoas, você não terá essa atenção.
Pense no seu comportamento como cliente. Digamos que você esteja buscando por um serviço médico. Se você não tem um médico que lhe acompanha regularmente, é provável que você procure se cercar do máximo de informações possíveis sobre aquele profissional que vai cuidar da sua saúde.
É também é possível que você comece a sua busca pelo site do profissional. Ou do consultório. Será que o serviço que ele oferece é esse mesmo? Que outros serviços ele oferece? E se ele tiver uma área de notícias/blog no site. Você não gostaria de ler o que ele fala sobre determinado assunto?
Pode ser que você também procure nas redes sociais. Afinal, é sempre bom saber o que falam sobre aquele profissional/empresa.
Todas as situações listadas acima fazem parte do que chamamos de jornada do consumidor. E é muito comum que eu, você e seu prospect façam essa jornada sempre que estiverem em busca de um serviço.
Agora vamos pensar no inverso. O que aconteceria se, na mesma situação de busca por um profissional médico, você não encontrasse nada sobre ele ou o consultório dele? Será que você ainda se consultoria com ele sem essas informações?
Vamos fazer outro exercício: digamos que você tivesse duas indicações de profissional. Um deles produz informações em múltiplos canais. Tem site, envia newsletters recorrentes com informações úteis e atualizações. Está presente em canais sociais e interage respondendo dúvidas dos seguidores.
Do outro lado, temos um profissional que não tem nada nas redes. Tampouco um site. Seu único ponto de contato é um cartão de visita (e olhe lá).
Qual profissional você escolheria?
Pois é: provavelmente a primeira opção.
Conteúdo traz blindagem
Além da atenção do seu potencial cliente, o conteúdo também traz blindagem para sua marca.
Uma hora ou outra, você vai tentar divulgar ou criar um produto do zero. E a maioria das pessoas que conhecem o seu produto, não terão adquirido ele ainda. Porque, claro, é uma minoria que compra.
Lembra do que já falamos sobre os três tipos de cliente? Caso não, leia aqui.
Então, é muito provável que a maioria das pessoas vai julgar o seu produto sem nem mesmo ter tido contato com ele. E é muito comum julgar, de maneira errônea, um produto/serviço sem ter tido contato com ele. Concorda?
Então, quando você produz conteúdo, você dá as pessoas a oportunidade delas lhe julgarem por aquele conteúdo que você produziu.
E quanto mais conteúdo você produzir, menos objeções, dúvidas etc., você terá acerca do seu produto. Inclusive, você pode produzir conteúdos pensando justamente nessas dúvidas. Faça esse exercício. Pense em possíveis dúvidas que seus clientes teriam acerca do seu serviço e comece a produzir conteúdos focados em esclarecer essas dúvidas.
Por exemplo: aqui na táLIGADO, muitos clientes nos perguntam quantas vezes por semana eles devem postar nas redes sociais. Pensando nisso, produzimos um vídeo só sobre isso. Tanto sobre o número que consideramos o mínimo que qualquer pessoa esteja nas redes semanalmente, até dicas de como produzir mais conteúdos, com menos esforço.
Conteúdo como prova do seu trabalho
Quando você produz conteúdo, mal ou bem, você dá uma prova do seu trabalho. Do que você é capaz de fazer. E isso ajuda muito na hora das pessoas avaliarem você/seu produto.
Se você não publica conteúdo nenhum, as chances que as pessoas tenham mais dúvidas sobre o seu produto ou serviço aumentam. E, consequentemente, as chances de ela demorarem mais para realizar uma compra com você, aumentam.
Pois, como sabemos, antes de realizar uma compra, é muito comum que os clientes busquem informações e procurem tirar dúvidas acerca do seu produto. E é difícil sobreviver no mercado muito tempo sem essa blindagem. Pois, em algum momento, você pode passar por oscilações. Algum cliente pode ter uma experiência ruim com sua marca. E tudo bem. Isso é comum de acontecer.
Porém, quanto mais conteúdo você tiver produzido, mais pronto e seguro você estará caso surjam intempéries durante o caminho.
Esses são alguns benefícios de produzir conteúdo com frequência e consistência para os canais digitais do seu escritório. Se você gostou e deseja saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados a dicas de materiais de Marketing Jurídico, nos siga em nosso canal no Telegram.
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