Você planejou a estratégia de Marketing Jurídico do seu escritório, criou planos de ação e cronogramas, mas e agora? Será que as ações estão sendo efetivas? Como saber se estou no caminho certo? Sigo nessa direção ou tenho que já fazer algum ajuste?
É nessa hora que entram em cena os famosos indicadores. Serão eles que nos guiarão durante toda essa jornada de marketing e comunicação do seu negócio. Mais do que números soltos, é preciso entender a importância de cada um dentro da sua estratégia.
Pense em uma transformação física. A pessoa quer emagrecer. Ou simplesmente mudar seu visual. Provavelmente o primeiro indicador que ela vai olhar será o peso. E tudo bem. Será um indicador inicial.
Após traçar sua meta de peso a ser alcançado, ela vai realizar ações que a ajude a chegar ao peso ideal. Porém, quando ela alcançar esse peso ideal, pode ser que ela passe a olhar outro indicadores que estão ligados a mudança visual que ela almeja, como o percentual de gordura corporal.
Afinal, se ela quer realmente uma mudança corporal, ele precisará olhar pra isso. Depois ele pode olhar para cada músculo e fazer medições específicas. E daí por diante.
No marketing jurídico a gente não vai medir peso e nem percentual de gordura, claro. Porém, teremos sim alguns níveis de indicadores que serão olhados em momentos diferentes. E, conforme você vai afunilando a sua estratégia, esses indicadores vão ficando mais específicos.
Acessos ao site, tempo de visita e taxa de rejeição
No começo do trabalho, é importante ficar de olho em alguns dos principais indicadores de sucesso do seu site. Esses indicadores você consegue, por exemplo, no Google Analytics, veja aqui como funciona.
O primeiro e mais fácil de acompanhar são os acessos ao site. Através dele você consegue saber quantas pessoas estão entrando no seu site. Você pode tanto olhar para isso mensalmente, quanto diariamente. Sim, o Google Analytics permite ver os acessos em tempo real.
Além de poder olhar esses acessos de maneira geral, você também consegue olhar esses acessos em cada área do seu site. Com isso, é possível ver quantos acessos teve determinada publicação no seu blog/área de notícia. Também é possível ver quantos acessos a área de determinado serviço que você oferece, teve naquele período.
Acompanhar o crescimento de acessos ao seu site é importante para que você entenda se as suas ações estão sendo efetivas. Ou se você precisa fazer alguma melhoria.
Outro indicador importante é o tempo médio de visita. Esse indicador diz quanto tempo cada usuário que acessou o seu site, passou nele. Portanto, quanto mais tempo as pessoas navegarem no seu site, melhor.
Geralmente, consideramos acima de 1 minuto um bom tempo média de visita. Menos do que isso é importante que você olhe para o seu site com carinho, para ver o que pode ser melhorado na experiência do usuário.
Por último, mas não menos importante, temos a taxa de rejeição (também conhecida como bouce rate). A taxa de rejeição é o percentual de pessoas que visita o seu site e sai dele após um período de tempo muito curto (nos primeiros segundos da visita) ou sem fazer nenhum tipo de ação, como clicar em um link ou ir para uma outra página do seu site.
Uma taxa alta de rejeição, como acima de 60%, podem indicar problemas no seu site. Sejam eles técnicos ou de conteúdo. Portanto, se seu site apresenta uma taxa de rejeição acima de 60%, é bom ficar de olho para entender aonde é o gargalo e melhorar o quanto antes.
E o contrário é um indicador de sucesso. Quanto menor, melhor é o desempenho do seu site/conteúdo.
Aumento na base de seguidores
Além do site, é bom ficar de olho no desempenho das suas redes. Afinal, eles provavelmente serão a porta de entrada para a maioria dos contatos que você vai fazer ao longo da sua jornada.
Ver sua rede aumentar o número de seguidores pode ser um bom termômetro de que o seu conteúdo está engajando com o público. Pode significar que as pessoas que têm contato com o seu conteúdo o estejam indicando para outros amigos. Ou mesmo que você esteja sendo notado em buscas sobre aquele determinado conteúdo.
Outro dado importante para não perder de vista é o engajamento que as suas redes estão tendo. Seu conteúdo recebe, recorrentemente curtidas e comentários? Ele é compartilhado? Vale ficar de olho e acompanhar o aumento desses dados ao longo do mês.
Novos contatos (leads)
Depois que seu trabalho nas redes estiver estabelecido e seu site começar a performar bem, é hora de olhar para um outro nível de indicador: os novos contatos que você consegue todos os meses.
Esse é o seu indicador mais importante. Pois, é através dele que você conseguirá realizar ações de marketing que efetivamente gere novas oportunidades para o seu negócio.
Novos contatos podem vir de várias formas. Podem vir de uma reunião que você fez recentemente com um prospect, podem vir de eventos dos quais você participou etc. Porém, existe ainda uma forma de você mesmo criar um sistema próprio de captação desses novos contatos.
Você pode, por exemplo, criar um formulário dentro de uma página muito acessado no seu site. Este formulário pode ser um convite para a pessoa preencher ele com alguns dados pessoas em troca de um conteúdo que tenha muito valor para a pessoa que o esteja acessando.
Por exemplo: você pode oferecer um trecho de um livro que você escreveu e que ajudará muito a pessoa que acessar. Você pode oferecer também a gravação de webinar super legal que você apresentou recentemente sobre determinado tema. Você pode ainda oferecer a assinatura gratuita de uma newsletter que o seu escritório produz recorrentemente.
As opções são infinitas. Porém, o mais importante é que a oferta seja boa o suficiente para que a pessoa aceite trocar as informações pessoas dele. Do contrário, as chances das pessoas preencherem seu formulário serão menores.
Novas oportunidades
Agora que você está conseguindo reunir seus primeiros novos contatos, é hora de separar o joio do trigo. O que isso quer dizer? Quer dizer que nem todo novo contato que você conseguir será um potencial cliente para o seu negócio.
Pense na última vez em que você foi a um evento na sua área. De todas as pessoas com as quais você pegou um cartão ou ficou com o contado da pessoa, quantas realmente poderiam vir a contratar o seu serviços?
Pois é, nem todos têm o perfil para lhe contratar. E tudo bem. Isso é assim mesmo. Seja na vida “off-line”, quanto no mundo digital. O importante nessa fase é justamente segmentar esses contatos. Para que você possa, a partir daí, realizar ações efetivas.
Uma coisa que fazemos aqui na táLIGADO Comunicação é criar dois parâmetros que nos ajudarão nessa triagem de quem tem o perfil para se tornar um cliente nosso (a esses contatos damos o nome de Oportunidade) e quem não está dentro das métricas que definimos.
Um dos parâmetros é o perfil do contato. Qual é o tamanho da empresa desse novo contato? Qual é a área de atuação? Quantos funcionários trabalham na empresa? Todas essas informações citadas são relevantes para as métricas que definem se, para a táLIGADO Comunicação, esse contato pode se tornar um potencial cliente.
Outro fator que levamos em consideração é o tipo de conteúdo que esse novo contato consumiu. Quais artigos do nosso site ele leu? Ele já assistiu a algum vídeo que produzimos? Esse comportamento também é levado em consideração antes de pensarmos em uma abordagem comercial.
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