Identificar seu público-alvo é uma das primeiras coisas que fazemos em qualquer trabalho de marketing. Essa é uma das etapas fundamentais de qualquer planejamento. Afinal, para definir uma direção, primeiro é preciso saber aonde ir. 

Sem essa definição, é capaz que seu marketing fique sem foco. E, sem foco, as chances de você abrir múltiplas frentes de atuação são enormes. E abrindo múltiplas frentes você terá um esforço grande de produção. E igualmente enormes serão as chances desse trabalho ter pouco ou nenhum resultado. 

Portanto, muita atenção na hora de definir e identificar sua persona/público-alvo. Pois ele será uma espécie de farol para o qual você terá que olhar de tempos em tempos, para saber se a rota está correta ou se ela precisará de algum ajuste. 

E falamos isso por experiência própria. Aqui na táLIGADO Comunicação Conectada já caímos em alguns erros. E para ajudar você a não cometer os mesmos erros, trouxemos algumas dicas para que você minimize erros na hora de identificar seu público-alvo. 

 

1) Escolha um nicho 

É muito comum que haja uma “tendência generalista” no começo de muitos negócios. E tudo bem, pois todo mundo precisa pagar boleto. O nicho não precisa limitar a sua atuação no início do escritório. Porém, ele precisa ser um orientador das suas estratégias de negócio. E nisso, incluímos as estratégias de marketing. Porque é muito comum que as pessoas busquem por serviços dentro de áreas de segmentos. 

Se você já tem um escritório estabelecido que atua em várias áreas, você pode escolher as áreas prioritárias e trabalhar em formato de campanhas para cada área. Inclusive, se você tiver uma boa estrutura, essas campanhas podem acontecer em paralelo. 

Dica para definir um nicho: escolher aquilo que lhe dá mais prazer ou afinidade. Porque você trabalha com mais prazer, consegue produzir conteúdo com mais qualidade e isso vira um ciclo virtuoso. 

Aqui na táLIGADO, quando definimos trabalhar com marketing jurídico, a gente o fez por algumas razões. O mercado era super direto e transparente, os clientes tinham seus objetivos e metas mais definidos. E isso nos agrada muito no dia a dia do trabalho. 

Além disso, o marketing jurídico é muito calcado em conteúdo. E isso casou muito bem com a essência da táLIGADO Comunicação que sempre foi muito focado em produção de conteúdo. O famoso marketing de conteúdo. 

Então, unimos uma necessidade de mercado com uma característica fundamental da táLIGADO. 

 

2) Identifique padrões de comportamento 

É muito comum, na hora de identificar uma persona, que se pense em informações como: idade, gênero, localização, cargo, empresa, área de atuação etc. 

Porém, muitas vezes se deixa ignora padrões comportamentais. E é através da identificação desses padrões que, muitas vezes, descobrimos a chave para nos conectarmos com o público que buscamos. 

Dessa forma, ao iniciar um processo de identificação de público-alvo, você pode levantar questões como: 

  • por qual canal ela prefere se comunicar com seu escritório? 
  • ela consome conteúdo da sua área de atuação? Caso sim, através de quais canais? 
  • quais fatores levaram essa persona a buscar o seu escritório (ou um serviço similar)? 
  • quais aspectos do seu trabalho essa persona mais valoriza? Agilidade, transparência, conhecimento etc.? 

 

3) Realize pesquisas 

Um erro super comum é que esse trabalho de identificação de persona seja feito exclusivamente com a percepção dos sócios. Claro, não tem problema você começar o seu trabalho com base nas percepções de quem está atuando. 

Porém, para garantir que a sua estratégia seja realmente efetiva, recomendamos fortemente que você faça uma pesquisa. A pesquisa confirmará as percepções ou trará novos insights que você não tinha imaginado. É isso é mais comum do que você imagina. 

Trabalhar em cima de dados vai lhe dar segurança para os momentos em que as coisas não saiam como você imagina e lhe ajudarão a não perder o norte. E acredite: isso vai lhe poupar muito tempo e retrabalho caso decida jogar todo o planejamento para o alto no primeiro revés.