A produção de conteúdo jurídico possui um papel muito importante para os resultados do marketing nos escritórios de advocacia. Mas o principal desafio da produção de conteúdo, é o tempo que o advogado e escritórios possuem para se dedicar a escrita. Produzir conteúdo com foco em resultados, exige planejamento e disciplina, e isso consome um tempo considerável para quem o produz. 

Mas como é possível obter resultados através do marketing de conteúdo? 

Para responder essa pergunta, entrevistamos o advogado Sergio Merola, fundador do escritório Sergio Merola Advogados, demonstrando como foi esse processo para ele na prática. 

Em seu relato, Sergio conta que quando decidiu abrir o seu escritório, sua divulgação começou com o marketing digital, através da produção intensa de conteúdo jurídico. Mesmo sem uma estratégia e a bagagem que ele tem hoje, ele diz que: “Comecei a produzir conteúdo, e como não tinha muito cliente, eu produzia em massa. Então entrava em portais como o ConJur, Migalhas e o próprio JusBrasil, e ia reescrevendo. Eu já tinha uma noção que aquela escrita voltada para o advogado não fazia sentido para o meu cliente final. E a partir daí eu fui desenvolvendo a ponto de escrever cinco a dez artigos por semana.” Ainda completa que “Era bem intenso. – a produção – Hoje para sair um artigo a agenda já não permite.”, refletindo a escassez de tempo e apontando uma das maiores dificuldades que é o tempo para se dedicar à produção, que acaba atrapalhando o processo. 

Com esse exemplo do Sergio, conseguimos entender que, foi através dessa produção de conteúdo com embasamento teórico, com uma escrita estratégica para o cliente final, que ele conseguiu chegar aonde está hoje, se conectando com sua audiência através desses conteúdos que ele disponibilizava nos canais digitais do escritório. 

Podemos dizer então que esse universo digital trás várias oportunidades de conexão com o público que o advogado deseja atingir. É através do marketing de conteúdo que o escritório pode atrair a audiência, prepará-la para que ela reconheça suas dificuldades, e até mesmo fazer com que perceba que precisa daquele tipo de serviço especializado. 

Dica de ouro 

Um dos segredos chaves que podemos apontar, é a constância na produção de conteúdo, relatada pela própria experiência do doutor Sergio. Uma dica da taLIGADO para os advogados e escritórios de advocacia manterem essa constância na produção, é escrever sobre algo que goste, a paixão dentro da sua profissão. Assim você consegue escrever sempre, pois é algo que te estimula e não te desanima. 

Merola ainda comenta dizendo que a produção de conteúdo “virou uma condição sine qua non para escritórios que estão começando, para escritórios que ainda estão com o faturamento oscilando. Se não for isso, a pessoa não vai conseguir viver da advocacia”. E completa, “as pessoas estão cada vez mais buscando advogados na internet, (…) elas querem um especialista no problema delas.” 

Para os advogados que enxergavam a indicação como canal principal, e até mesmo como o único canal da divulgação do escritório, se viram limitados com a chegada da pandemia do coronavírus. Os escritórios começaram a perceber a necessidade do marketing digital para o negócio jurídico, já que as pessoas estavam buscando nos conteúdos, o material necessário para elas conhecerem o advogado. É através do marketing de conteúdo que o escritório de advocacia passa confiança para a audiência, além de se colocar como autoridade naquele determinado assunto  

Segundo o advogado, “Quem está ingressando na advocacia tem que ter muito bem definido que, virou uma necessidade a produção de conteúdo (…) Não existe mais pós pandemia, para o advogado que vai iniciar carreira, sem o marketing, isso é fato.” Como também para aqueles escritórios que já tinham anos de experiência na área, mas não trabalhavam o marketing da empresa. 

Perguntamos para o advogado entrevistado como ele via o retorno dessa criação de autoridade e confiança através dos conteúdos que ele produz para o escritório. Ele relata que “Hoje eu já tenho uma clientela 100% da internet, e é uma clientela que quando ela vem pela autoridade, ela já confia no seu trabalho antes de te contratar, ela já te vê como especialista. Isso faz toda a diferença na relação de confiança, que é uma relação que inclusive está previsto no nosso estatuto. Então, nesse ponto, o marketing digital fornece todo o aparato necessário para que o advogado se promova, dentro dos limites éticos impostos pela OAB, e gerar autoridade de maneira que a própria relação pós contratação (…) seja muito positiva.” 

Esse processo de contratação relatado por Merola, é um processo muito consciente. A pessoa que é impactada pelo seu marketing de conteúdo, compreende o que você faz e a forma como você trabalha. Quando seu conteúdo é relevante e faz sentido para o problema que ela está passando, o processo de tomada de decisão na hora da contratação é muito mais consciente, no sentido de que ela já sabe que você é a pessoa capaz de resolver o problema dela. 

A autoridade tem um papel importantíssimo para esse processo, pois o advogado, através dos conteúdos entregues àquela pessoa, apresentou questões que talvez ela não soubesse, e até mesmo esclarecendo dúvidas que ela não encontrou em nenhum outro lugar. Fazendo com que ela se sinta mais segura sobre a decisão de que você irá resolver o problema dela. Além de ajudar nesse processo, o marketing de conteúdo aproxima o cliente do advogado. Gera uma relação de reciprocidade, uma conexão muito interessante para quem está consumindo aquele conteúdo. 

Essa conexão demonstra papel crucial para o fechamento de contrato, pois segundo Sergio Merola, “As pessoas perguntam como eu faço fechamento. O fechamento é o mais fácil pois a autoridade foi construída. (…) Não tem mistério, você construiu a sua venda muito antes.” O marketing de conteúdo ajuda na primeira fase de tirar dúvidas que o possível cliente possa ter em relação ao serviço que ela pensa em contratar, e como é a atuação do advogado no problema que ela quer resolver. 

Ou seja, o cliente chega pronto na hora do fechamento da contratação, pois ele sanou todas as dúvidas e incertezas, até mesmo identificou exatamente do que ela precisa do seu serviço, consumindo o seu marketing de conteúdo. De acordo com Merola “A contratação do advogado na internet não é intuitiva, pelo contrário. (…) Toda vez que nos prontificamos em produzir conteúdo, precisamos pensar no seguinte, a contratação pela internet é frágil, e ao menor sinal de dúvida, a pessoa desiste de contratar. Então você não pode deixar nenhuma ponta solta. O seu conteúdo precisa estar impecável e suas redes também.” 

Sergio comenta que os resultados que ele percebe com o trabalho de marketing de conteúdo são a criação de autoridade, conquistar a confiança da audiência e ainda atrair novas oportunidades de fechamento de negócio. É através de um conteúdo focado no potencial cliente do escritório, nas suas dores e em resolver o problema dele, com um linguajar apropriado para o seu entendimento, que o advogado Sergio Merola conseguiu aumentar sua cartela de clientes e manter um relacionamento duradouro com eles. 

Gostaria de conferir o bate papo na íntegra e entender melhor a perspectiva do nosso advogado convidado sobre como o marketing de conteúdo traz resultados para a advocacia? 

Acesse a entrevista no nosso canal do YouTube, clicando aqui.