As lives definitivamente entraram para o dia a dia das redes sociais. Mas muitas pessoas que estão pensando em começar a fazer lives encontram dificuldades, e até deixam de fazer a transmissão ao vivo, porque não sabem exatamente qual é o roteiro ideal. As ideias de temas surgem em montes, mas ainda se sentem inseguros de como falar na live, como passar aquele conteúdo para o público. Imagino que você também se sinta assim.

Pensando nisso, para te ajudar a entregar seu conteúdo da melhor maneira para o seu público em transmissões ao vivo, vamos te mostrar como montar seu roteiro para lives.

Existem vários tipos de roteiros, mas aqui, vamos apresentar um roteiro padrão que se encaixa em qualquer tipo de conteúdo que você deseja entregar. Mas antes de falarmos do roteiro em si, é preciso que você entenda sobre as motivações das pessoas estarem nas redes sociais.

As 3 razões para as pessoas estarem nas redes sociais

1) Socialização

A razão mais aparente do porque as pessoas estão presentes nas redes sociais é a socialização. Estão presentes para se conectarem com outras pessoas, seja por interesses em comum, no caso de influenciadores e até mesmo marcas, mas principalmente, para se relacionar com as pessoas do convívio como familiares, amigos e colegas de trabalho.

2) Entretenimento

As pessoas acessam as redes sociais para se entreter, para se distrair. Como por exemplo, em um momento ocioso, conferir as redes para ver se tem algo de novo, ou só para passar o tempo mesmo.

3) Aprendizado

Outra motivação é a busca por conteúdos informativos, procuram algum aprendizado nas redes sociais. Nesse momento de pandemia, por exemplo, onde as pessoas enfrentaram um isolamento social, teve um aumento na busca por informações nas rede sociais, principalmente conteúdos informativos sobre o novo coronavírus. Além de outros assuntos como, aprender novas receitas, estudar uma nova língua, entre outros. Mas sempre com a motivação de aprender algo novo.

Logo, a nossa primeira recomendação para você que deseja produzir uma live para sua audiência, é: ensine alguma coisa para as pessoas que vão assistir a sua live. Você, advogado pode debater sobre o tema, entrar em questões jurídicas, expor sua opinião e escutar seus ouvintes. Mas é muito importante que, em algum momento da live, a pessoa sinta que está aprendendo alguma coisa. Por isso, se aproprie dessa motivação que as pessoas têm de acessar as redes para aprender, e ensine algo sobre aquele tema abordado na live.

Os três momentos principais da sua live

Existem três momentos durante a sua live: um início atrativo, o meio da transmissão engajando o público, e o final com dica prática.

A sua live pode ser uma peça de entretenimento. Em uma transmissão ao vivo, você precisa ter em mente que, é necessário manter a atenção da sua audiência ao longo de alguns bons minutos, uma hora ou as vezes mais, dependendo do canal onde você está fazendo essa live.

Então, você pode iniciar sua live com provocações, afirmações e informações que capturem a atenção da audiência. Mas após esse primeiro momento de atração, é preciso manter a audiência nesse ânimo para que as pessoas continuem assistindo a sua transmissão, e a forma ideal de fazer isso é criar conexão com as pessoas, pensar em formas para criar conexões e manter a atenção da audiência.

Para um terceiro momento, se encaminhando para o final da live, é interessante que você deixe uma dica, um aprendizado prático para as pessoas que estão te assistindo, algo que elas possam aplicar no dia-a-dia delas hoje. Pense no que a pessoa vai levar daquele evento, daquela sua transmissão ao vivo, como se fosse um bônus para aquelas pessoas que ficaram até o final da sua live.

Agora que você já compreendeu isso tudo, e com esses três momentos da live em mente, vamos ao roteiro! Pegue papel, caneta, anote as dicas e deixe a insegurança no passado.

Roteiro para live em 3 Atos

1) Atenção

Pense em: De que forma você irá apresentar o tema que você deseja falar, envolvendo a sua audiência e capturando a atenção das pessoas?

Dica: Pensando em uma live de 40 à 60 minutos no total, esse momento da atenção acontece nos primeiro 15 à 20 minutos. Ele será a introdução do seu tema de forma atrativa, que prenda a atenção do seu público, fazendo com que ela perceba a importância daquele tema para a vida dela.

2) Aplicação

Pense em: Mostrar para as pessoas que aquilo que você apresentou é possível, é aplicável na vida delas.

Dica: Apresente exemplos nos quais elas se identifiquem, assim você cria uma conexão com quem está te assistindo e se interessou pelo tema.

3) Ação

Pense em: Aqui é o momento de mostrar como sua audiência pode colocar em prática na vida dela de imediato. As vezes é algo pequeno e básico, como separar certos documentos. As vezes é um primeiro passo que as pessoas precisam dar e elas não tem clareza sobre isso, ou a importância desse passo.

Dica: Ensine algo para aquele ouvinte, forneça uma dica prática, um passo a passo, ou uma lista do que ela precisa fazer.

 

Com esse roteiro, você consegue criar uma narrativa, entregar seu conteúdo contando uma história. Começando com a captura de atenção, entregando a forma como aquele conteúdo é aplicável, finalizando com a recomendação de algum tipo de ação, de dica prática para que ela também possa aplicar aquilo que você está ensinando.