Inteligência de dados no marketing jurídico: como usar landing pages para capturar informações estratégicas

  1. Transformando o tráfego do seu site em oportunidades de negócio
  2. Ofertas de conteúdo podem gerar captura de informação sobre as pessoas que acessam o seu site
  3. Gatilhos de conversão: mecanismos de captura de contatos e informações de pessoas que acessam o seu site
  4. Tipos de gatilhos de conversão: páginas de captura (landing pages), pop ups, formulários em áreas do site (quem somos, blog etc.)
  5. O que é uma landing page
  6. Como utilizar essas informações a favor do meu negócio

Transformando o tráfego do seu site em oportunidades de negócio

Se o seu escritório tem um site, centenas ou milhares de pessoas acessam ele todos os dias. E se eu te dissesse que é possível identificar um percentual de todas essas pessoas que acessam o seu site diariamente? A solução é mais simples do que você imagina.

Captar contatos (também conhecidos como leads) não é algo novo. Porém, com a disseminação das técnicas de inbound marketing, isso tem sido cada vez mais comum em muitos escritórios de advocacia. E não se preocupe, tudo acontece dentro das normas da LGPD e dentro do Código de Ética da OAB.

O ato de captar esse contato (como explicaremos melhor abaixo) é tão simples quanto pedir para a pessoa preencher um formulário com os contatos dela em troca de algum material que seja do interesse dela. Dessa forma, você pode obter todo tipo de informação que seja do seu interesse, como: 

  • nome
  • e-mail
  • telefone
  • idade
  • cargo
  • empresa
  • tamanho da empresa
  • segmento
  • interesses sobre o seu negócio
  • etc.

Ofertas de conteúdo podem gerar captura de informação sobre as pessoas que acessam o seu site

Isso se dá por conta do próprio método do inbound marketing, que busca sempre atrair os potenciais clientes. Essa atração acontece por meio da produção de conteúdos úteis para a sua audiência. A isso damos o nome de marketing de conteúdo. Ou seja, um marketing baseado em conteúdo realmente bons e não aqueles anúncios antigos oferecendo algum serviço.

Dessa forma, utilizamos os conteúdos úteis para atrair a atenção das pessoas e, a partir daí, iniciamos a etapa da captura do contato (lead).

Gatilhos de conversão: mecanismos de captura de contatos e informações de pessoas que acessam o seu site

A captura dos contatos vindos dos acessos ao seu site acontece no que chamamos de gatilhos de conversão. Esses gatilhos são técnicas que utilizamos dentro da estratégia de marketing de conteúdo.

Afinal, não basta somente produzir um bom material. É preciso pensar de que maneira aproveitamos aquele bom conteúdo para conduzir o leitor até uma conversão. Claro, tudo de maneira ética. Sempre oferecendo a ele a oportunidade de encontrar mais conteúdo sobre aquilo que ele já está lendo.

Tipos de gatilhos de conversão: páginas de captura (landing pages), pop ups, formulários em áreas do site

Para efetivamente capturar um contato, utilizamos ferramentas nas quais a pessoa deixa algumas informações de contato para poder acessar um conteúdo que ela queira muito consumir. Seguem alguns exemplos:

  • Landing Pages

As landing pages, por exemplo, são uma solução de captura de contatos (falaremos mais abaixo sobre ela). Nelas é possível utilizar bastante elementos de persuasão como textos, imagens, vídeos, depoimentos e muito mais.

  • Pop ups

Outra solução são os famosos pop ups. Que, em um passado mais distante incomodava bastante os usuários de internet, mas hoje em dia são ótimas maneiras de capturar o contato em diversos momentos de uma navegação.

  • Assinatura de newsletter

A assinatura de newsletter geralmente é ótima para os usuários que estão tendo um contato inicial com a sua marca e buscam mais informações sobre o seu serviço. Ela, geralmente, vem em forma de dois campos de preenchimento. Um para o nome e outro para o e-mail.

  • Botão de contato do WhatsApp

Essa é uma solução razoavelmente nova, mas que vem trazendo muito resultado. Trata-se de um botão com o símbolo do aplicativo WhatsApp que, ao clicar, ele pede para você preencher com informações simples antes que você inicie uma conversa diretamente por WhatsApp.

É como se fosse um botão comum para uma aplicação do WhatsApp, porém, para iniciar a conversa, é preciso preencher alguns campos com suas informações.

O que é uma landing page?

Como falamos acima, Landing Pages são páginas pensadas e construídas para captar contatos de pessoas que estejam interessadas no que você oferece a elas.

As pessoas podem chegar a uma landing page de diversas formas. Ela pode estar navegando no Google, buscar por algum termo, e o Google devolver para ela a sua landing page entre os resultados. Mais comum ainda é a pessoa navegar pelo seu site e cair em uma landing page que você tenha criado.

Como utilizar essas informações a favor do meu negócio?

A primeira e mais importante é passar a conhecer um pouco mais sobre o perfil de quem está acessando o seu site e buscando pelos materiais que você produz. Ao criar mecanismos de captação de contato que, consequentemente, identificam essas pessoas, você começa a ter mais informações sobre quem está chegando até o seu negócio.

Um segundo ponto importante é entender melhor os resultados das suas ações de marketing. Pois, se após uma grande campanha de marketing o perfil de pessoas que veio até o seu site e deixou os dados em uma página de captação tem um determinado perfil, você consegue medir a eficácia e as características daquela ação.

Dessa forma, é possível ter uma noção do que funcionou e o que ainda precisa ser melhorado para suas próximas ações.