Recentemente, o Linkedin fez atualizações em suas plataformas e decidimos dar uma olhada mais a fundo nesta que uma das redes mais singulares e estratégicas da web.

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Em meio a tanta coisa bacana, decidimos fazer um post sobre grupos. Afinal, eles são importantes tanto para pessoas quanto marcas. Assim, separamos cinco dicas para turbinar um grupo no Linkedin. Confira:

#1 – Dê atenção e mime os membros de seu grupo

Faça com que as pessoas do grupo se sintam parte dele. Curta posts (de forma genuína, claro), compartilhe, troque ideias e indique publicações que possam enriquecer a discussão.

#2 – Permita que membros divulguem suas atividades no grupo

Muitas pessoas no Linkedin produzem ou colaboram para blogs, sites de notícias e outras fontes externas de conteúdo. Portanto, não há mal algum em deixar que eles divulguem posts, teorias, estudos etc. Claro, desde que estes tenham a ver com o tema criado ou os objetivos do grupo. Se colaboração tem sido a chave do sucesso de inúmeras empresas e marcas, o mesmo pode ser repetido no Linkedin.

E para evitar postagens inadequadas, nada melhor do que uma comunicação clara e atuante.

#3 – Agradeça sempre a participação dos membros mais ativos

Há uma frase que diz: “vive-se sem alimento, mas não sem carinho”. Obviamente não vou entrar na questão fisiológica da afirmação, mas sim, utilizá-la para mostrar o quão importante é um mimo e um reconhecimento. Aliás, convenhamos, salário e um bom plano de carreira são elementares, mas nada como um reconhecimento verdadeiro.

Voltando aos grupos, ele pode vir em forma de uma simples mensagem de agradecimento até brindes, promoções etc.

#4 – Divulgue o grupo em outros canais

Com tantos canais de comunicação na web (e consequentemente pontos de contato), não há porque restringir o conteúdo de seu grupo em um único canal. Lembre-se que integração é uma das tendências digitais para 2013.

Aproveite para treinar sua técnica de construção de conteúdo transmídia e evitar o insuportável cntrl+c, cntrl+v.

#5 – Busque aliados para dinamizar e promover a participação

Se em blogs é muito comum lançarmos mão de colaboradores, por quê não adaptarmos isso aos grupos? Aproveite a riqueza de conteúdos e ideias que permeiam a web para criar um pool de pessoas engajadas.

A ideia é que haja uma rotina de atualizações dessas pessoas, seja com temas novos, seja participando de discussões.

Por hora é isso. Se vocês tiverem outras dicas ou sugestões, me avisem (por mensagem aqui, pelo Twitter, Facebook, enfim, onde vocês quiserem) que eu atualizo o post, combinado?

 

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