Estava acompanhando uma discussão no Linkedin sobre Retorno de Investimento (Return on Investment – ROI) em mídias sociais quando um dos participantes contou que, ao assinar seu contrato como analista de social media na empresa onde trabalha, ouviu do chefe que deveria trazer resultados financeiros para o negócio. Ele disse que não recebe para ficar conectado, mas para vender, um pensamento bastante comum nas empresas que estão criando estratégias para mídias sociais. Quanto foi investido em comparação ao “lucro” que uma determinada ação resultou é uma conta que muita gente tem quebrado a cabeça pra fazer. Como calcular quanto uma marca ganhou com um Like? Como mensurar quantos carros são vendidos depois da viralização no YouTube de um vídeo engraçadinho sobre o veículo? Como medir qual será o aumento da participação de mercado de uma empresa por causa do engajamento em torno de seus produtos no Twitter?
Mesmo sendo caro e tendo uma margem de erro, há casos em que é possível e melhor mensurar o ROI. Mas não conseguir chegar sempre a um número não significa que suas ações de marketing nas mídias sociais são um fracasso ou até mesmo que você não deve investir na área. É preciso enxergar os benefícios que vão muito além disso. Como disse Albert Einstein, “nem tudo que pode ser contado conta, e nem tudo que conta pode ser contado”.
Monitorar o que falam do seu produto, por exemplo, pode ajudá-lo a evitar crises, melhorar o atendimento dos seus clientes e aprimorar o serviço que você oferece, mas não necessariamente dá informações sobre vendas e conversão. Ao elaborar sua estratégia para mídias sociais, em vez de pensar em ROI, você pode, portanto, trabalhar com o conceito de Benefícios (Estratégicos) do Investimento (Benefits on Investment; BOI, na sigla em inglês) a longo prazo. Eles têm a ver com ganhos intangíveis que as mídias sociais oferecem.
O desenvolvimento de indicadores de mensuração dos benefícios de uma ação nas redes sociais deve estar alinhado com os objetivos definidos durante o processo decisório. Vale lembrar que nem sempre o benefício esperado acontece. O fator surpresa deve ser levado em conta sempre na elaboração de uma estratégia. Muitas vezes, ações mais difíceis de emplacar acabam fazendo sucesso nas redes sociais, e outras que têm tudo para decolar não levantam voo. Mas não fique desanimado por conta disso. Um dos principais benefícios de investir em mídias sociais é que você está sempre aprendendo alguma coisa nova.
Fonte: Scup
Comentários