Até ontem, ter um site moderno significava ter suas redes sociais destacadas em algum lugar na home (se tivesse uma like box então…), meta tags e descriptions bem escritas no código e um bom sistema de atualização de conteúdo (CMS) e, se fosse adaptável aos dispositivos mobiles então, era o supra sumo da modernidade.
Porém, o tempo passa rápido (na web então) e tudo o que eu falei acima já virou basicão (praticamente uma comodity). Se você pensa em criar (ou mesmo reformular) seu site em 2016, aqui vão quatro dicas para pontos de atenção que você precisa levar em conta se quiser ter um site moderno.
1) Seu site precisa ser leve
Hoje em dia, com cada vez menos tempo para fazermos tudo o que a vida nos oferece, perder tempo esperando um site carregar está fora de cogitação. Portanto, seu site precisa ser leve e rápido. E isso significa dar adeus aquelas animações em flash, se despedir das fotos lindas e pesadas que ocupavam praticamente a tela inteira e por aí vai. A palavra de ordem é ser objetivo.
2) Ele precisa ser intuitivo
Um dos segredos do sucesso da Apple é a simplicidade. Com praticamente um botão você faz tudo em um iPhone, iPod etc. Além disso, com o crescimento avassalador de dispositivos móveis (celulares, tablets e muitos outros) as telas de interface entre o usuário e um site ficaram menores. Consequentemente, você precisa ser bastante claro para fisgar a atenção e um espaço pequeno.
Aposte em letras grandes, design simples e pouca profundidade de navegação.
3) Ele precisa ser mobile
Como falamos acima, cada vez mais brasileiros acessam a internet e as redes sociais via mobile. Portanto, seu site precisa ser (no mínimo) mobile friendly (quando ele adapta seu layout aos diversos dispositivos). Se você quiser se adaptar ao futuro bem próximo, seu site pode seguir os conceitos e técnicas do Mobile First (confira em nosso e-book).
Ou seja, toda a construção de seu site será pensada para interação com dispositivos móveis e, só depois, adaptada a navegação para desks, laptops etc.
4) Ele precisa ser um agregador de usuários
Ao invés de um megafone, pense em seu site como um concentrador. Ao invés de pensar como fazer sua comunicação chegar o mais longe possível, pense em como ela pode atingir um público que está à sua volta e esse público propagará a informação.
Para isso, você precisa criar mecanismos que atraiam o público até seu site ou sua marca. As opções são muitas: fóruns, redes sociais e blogs (ou uma área de notícias que permita comentários, compartilhamentos e interações em geral).
A ideia é estar sempre gerando conteúdo relevante para que as pessoas retornem ao seu site e interajam com ele e entre elas. Um organismo vivo, pulsante e altamente relevante.
Há ainda diversas coisas que você pode fazer para que seu site esteja na vanguarda, mas essas quatro dicas acima são um bom começo.
Comentários