Dias desses, recebemos uma solicitação para levantar alguns dados de determinado cliente para que este fizesse uma apresentação interna. Ao olhar os números das campanhas de e-mail marketing, nos deparamos com uma notícia bem interessante: além de conseguir manter uma boa média, notamos que o mercado como um todo havia melhorado suas médias, tanto de abertura, quanto de cliques.
Os números ainda variam de mercado para mercado, porém, determinados segmentos já apresentam um crescimento considerável. A indústria de Marketing e Propaganda ainda mantém uma média baixa, que gira em torno de 12% de taxa de abertura e 1,5% de cliques. Porém, a indústria de agricultura e serviços alimentícios apresenta um crescimento consistente, mantendo uma média de abertura de 25% e 4% de cliques em e-mail marketing. Na área de consultoria de negócios, o aumento também fica evidente: 15% de taxa de abertura e 3% de cliques.
Pode parecer pouco, mas quem trabalha com e-mail marketing sabe das dificuldades pelas quais o canal passou nos últimos anos. Além de quase ter sido extinto por péssimas práticas de mercado (que até hoje o atormentam) como spam, ele teve que encarar a concorrência crescente de redes sociais, aplicativos mobile e muitos outros.
Porém, acredito que ele siga firme e forte com um ótimo lugar no mix de marketing/comunicação. Seja ela para clientes, parceiros ou funcionários. De fácil manuseio (afinal, pouquíssimas pessoas têm dificuldade em enviar/receber um e-mail) e bons números de conversão (como mostrado acima), o e-mail marketing é uma ótima ferramenta de relacionamento e venda direta.
Vida longa ao e-mail marketing.
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