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Quem usa ou trabalha com o Twitter sabe como a rede é simples e complexa ao mesmo tempo. Para os ansiosos e ávidos por uma base robusta de seguidores, pode ser frustrante investir horas de trabalho para obter um crescimento bem abaixo do bombado Facebook, por exemplo.

Particularmente acho essa “dificuldade” a grande graça deste trabalho. Sem a “facilidade” dos anúncios (Twitter tem uma plataforma de anúncios, mas ela é para poucos, se você me entende), a rede acaba exercendo uma seleção natural, onde o verdadeiro engajamento vem através de muita dedicação, seriedade e conhecimento.

Além disso, o Twitter é extremamente eficiente para atingirmos nichos e influenciadores estratégicos para as mais variadas marcas e mercados. E é justamente para chegarmos até eles que selecionei as dicas abaixo:

Poste fotos

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. E sabemos o quanto as palavras (lembra dos 140 caracteres da rede?) são sagradas no Twitter. Além disso, imagens mostram uma preocupação e um cuidado especial que você tem na rede.

Repita seus tweets

Por ser uma rede muito ágil, muitos tweets se perdem na profusão de postagens que circulam diariamente pelo Twitter. Os usuários entendem essa dinâmica e sabem que é muito mais fácil receber uma informação em sua própria timeline do que visitar recorrentemente perfis de seu interesse para ver o que eles postaram ao longo do dia. Pense no tweet repetido como aquela notícia que você perdeu no noticiário da manhã, mas conseguiu assisti-la no da tarde.

Desenvolva um nicho

Para alcançar clusters e perfis influentes no Twitter, é preciso mostrar que você entende e fala sobre determinado assunto de interesse mútuo. Portanto, foque no que interessa ao seu negócio e busque quem também compartilha dessas ideias.

Curadoria

Com tanta gente produzindo conteúdo bacana o tempo todo, é normal que outra pessoa além de você gere algo relevante para seus seguidores no Twitter. Nesse caso, não custa compartilhar isso com sua rede e ainda fica simpático se você der os créditos para quem gerou o conteúdo curado (usando o famoso via @fulanodetal).

Demonstre interesse: pergunte

Quem aguenta conversar com alguém que só fala e nunca pergunta sua opinião? Em ambas as realidades (físicas e virtuais) ninguém suporta esses donos da verdade. Logo, faça perguntas para seus seguidores, estimule a conversa, afinal, é o que fazemos o tempo todo no Twitter.

Envie “@Messages” para top users de sua rede

Quem na gosta de receber em primeira mão um produto daquela loja ou marca que você tanto consome? Seja um simples preview do catálogo da próxima estação, uma “degustação” do Beta de um produto que ainda nem foi lançado até uma mensagem direta no Twitter informando-o sobre uma novidade, convidando para um lançamento ou simplesmente dizendo como sua marca/empresa o considera importante. Portanto, identifique quem é importante para você (pode ser um blogueiro do ramo de atuação de sua empresa, um cliente ou aquele usuário que sempre conversa com seu perfil no Twitter) e mostre o quanto você se importa com ele.

Crie uma descrição (bio) efetiva para seu perfil

Pense na bio como sua porta de entrada no Twitter. Logo, ela precisa ser clara, limpa e objetiva. É importante oferecer uma boa impressão para seus novos seguidores. Assim sendo, sua bio deve ter: informações relevantes, claras e sucintas sobre seu negócio/marca e canais de contato caso haja necessodade: endereço de sites, blogs, telefones de contato e palavras-chave (fundamentais para os mecanismos de busca do Google, Bing, Yahoo! etc.).

Tweete durante as horas de pico

Alguém já viu algum comício às 4h a manhã? E se a Globo trocasse o horário do Jornal Nacional para às 3h30 da madrugada: a audiência iria despancar, correto? Portanto, procure falar quando as pessoas estiverem mais ativas na rede. Existem alguns horários mais “convenientes”, como bem cedo (entre 6h e 9h), o horário do almoço (das 12h às 14h) e o fim do dia (das 20h às 23h). Obviamente cada caso merece um olhar aprofundado. Ex: uma boate pode esquecer o horário da manhã e, em alguns casos, o do almoço, pois dificilmente sua audiência estará ativa nesse período. Já uma padaria, pode começar a tweetar tão logo abra suas portas, avisando ao público que os primeiros pãezinhos do dia já estão a caminho. Outra dica é fazer a cobertura dos grandes eventos de cada nicho. Se você cuida da carreira de um atleta de MMA, por exemplo, uma boa ideia é tweetar e interagir na rede durante eventos como UFC, Jungle Fight etc.