Se para muitos a ferramenta ainda é vista com fins de diversão (como troca de piadas, fotos engraçadinhas etc.), para um número cada vez maior de pessoas o “zap zap” se transformou em uma poderosa solução de comunicação. Equipes, setores e até empresas inteiras recorrem ao Whatsapp para trocar informações em tempo real. Porém, o uso interno é apenas umas das muitas formas como profissionais e corporações utilizam o aplicativo para melhorar seus processos.
O que temos visto são dois formatos principais: comunicação muitos para muitos e comunicaçãomuitos para um. NA verdade, nenhuma dessas duas formas de comunicação é novidade. O que o Whatsapp trouxe para os processos de comunicação foram a particidade e a agilidade (tanto para quem envia, quanto para quem receb a informação).
No caso de comunicação muitos para muitos, as comunidades em torno do Whatsapp são o melhor exemplo. Uma empresa do ramo alimentício pode usar esse recurso para trocar receitas. Uma redação pode usar para discutir uma pauta. Se você qusier uma pesquisa de mercado, você pode juntar vários clientes em determinado grupo e fazer ali mesmo uma quanti e uma quali.
Já a comunicação várias pessoas se comunicando com um único ponto (muitos pra um), o que vemos é um fluxo absurdo de informações chegando para um destinatário. Áudio, fotos, vídeos viajando em uma velocidade absurda (tempo real) e com um fluxo gigantesco. Sem falar que tudo isso é feito gratuitamente.
– ouvidorias
– comunicação interna
– SAC e atendimentos em geral
– focus group
– brainstorm
1) Várias pessoas se comunicando com várias pessoas
As comunidades em torno do Whatsapp. Um exemplo: uma empresa do ramo alimentício pode usar esse recurso para trocar receitas. Uma redação pode usar para discutir uma pauta. Se você qusier uma pesquisa de mercado, você pode juntar vários clientes em determinado grupo e fazer ali mesmo uma quanti e uma quali.
2) Várias pessoas se comunicando com um único ponto (muitos pra um)
Quem diria que depois de passarmos pela comunicação um para muitos e muitos para muitos, viveríamos para conhecer a muitos para um. Claro que as ouvidorias sempre existiram, mas nada próximo do que vemos hoje. Áudio, fotos, vídeos viajando em uma velocidade absurda (tempo real) e com um fluxo gigantesco. Sem falar que tudo isso é feito gratuitamente.
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