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Após o boom das redes sociais onde todas as marcas queriam estar, a maré começa a baixar e o mundo é tragado de volta à realidade web. Não há um “El Dorado” (como muitos pensaram que o Facebook fosse), mas sim uma série de estratégias e ações que culminam no sucesso das marcas ou não na internet. Como considero o site o ponto de partida e bem mais importante de toda e qualquer marca que queira desenvolver um bom trabalho na web, decidi partir do bê a bá e salientar os indicadores que você deve ou não olhar para saber se seu site está funcionando bem.

Vamos a eles:

Acessos

Os acessos ao site representam o número de visitantes que entraram em seu site. Simples assim. Porém, vale a pena ficar de olho na origem do tráfego, pois isso faz toda a diferença em sua estratégia. Hoje, basicamente os acessos são divididos em: orgânicos, diretos, sociais e de campanhas. Os acessos orgânicos são aqueles no qual a pessoa digita determinada palavra nos buscadores (Google, Bing, Yahoo etc.), seu conteúdo aparece na busca e a pessoa acessa seu site à procura de mais informações sobre aquele tema. O acesso direto é quando a pessoa digita o nome do seu site ou endereço completo do mesmo. Já o social, como o nome já diz, provém das redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn). Quanto mais presente for sua marca/empresa nas redes sociais, maiores são as chances de você obter acessos “sociais”. Já o tráfego de campanha é mais raro, pois ele provém de alguma campanha que você esteja fazendo. Para que ele seja contabilizado, você precisa criar um link próprio no buscador pelo qual você está medindo os acessos para que ele lhe dê esse número.

Taxa de rejeição

A famosa bouce rate tira o sono de muita gente. Uns por não entenderem sua função, outros pela dificuldade em otimizá-la. A taxa de rejeição (bounce rate) é uma ótima métrica para qualificar o acesso a seu site. Ela é o percentual de visitantes que chegam a uma landing page de seu site, mas partem sem navegar até uma segunda página no site. Portanto, quanto maior for esse número, pior para seu site. Porém, há um importante adendo neste ponto. No caso específico de blogs, a taxa de rejeição pode ser maior do que o “ideal”. Portanto, gerentes de blogs não precisam se assustar com taxas de 70% a 80% de bouce rate em um blog, pois é muito comum os usuários virem direcionados para aquele conteúdo diretamente de um link em uma rede social e, após lerem o post, deixarem o blog. Obviamente há técnicas para se diminuir a taxa de rejeição, mas em geral esse número costuma ser alto para blogs.

E antes que alguém pergunte, uma boa taxa de rejeição é abaixo de 60%. Acima disso é preciso rever sua landing page (a não ser em casos de blogs, como supracitado). Uma excelente taxa de rejeição fica abaixo dos 40%. Poré, fique atento. Taxas de rejeição extremamente baixas (abaixo de 10%) também podem indicar problemas.

Tempo médio de visita

Esse indicador mostra quanto tempo seus usuários gastam navegando no site. Novamente, no caso de blogs (onde geralmente os textos são mais curtos) esse número tende a ser abaixo da média. Para blogs, um tempo entre um e três minutos é normal. Abaixo de um minuto você precisa começar a se preocupar.