A máxima de que as pessoas não se conectam durante as férias já não é mais verdadeira. Com a profusão de smartphones e tablets, usuários se mantém online em qualquer época ou lugar. É claro que o perfil de consumo de informação muda um pouco. As pessoas deixam de lado seus afazeres profissionais e aproveitam o tempo online nas redes sociais, por exemplo.

Uma pesquisa realizada com brasileiros mostrou que 92% dos que têm conta no Facebook acessam a plataforma todos os dias durante o período de descanso usando seus celulares e tablets. Este cenário oferece oportunidades para as empresas, desde que elas adaptem seus canais e estratégias de comunicação.

Confira dicas e aproveite a época de férias para impulsionar sua marca:

1)      Adapte seu site para dispositivos móveis

Certifique-se que seus clientes terão uma boa experiência ao acessar o seu site de um celular ou tablet. Esses dispositivos não são amigáveis a alguns programas (o famigerado “Flash”, por exemplo) e, ao contrário, aceitam melhor algumas plataformas que permitem layout responsivo (que se ajusta automaticamente a telas menores).

2)      Saiba quais dispositivos móveis levam as pessoas para o seu site

No Google Analytics você consegue algumas informações sobre que tipo de dispositivo geram acessos para o seu site. É possível saber inclusive que modelos de aparelhos são utilizados por quem acessa sua página.

3)      Otimize seus anúncios online

Em plataformas como Facebook Ads ou Google Adwords é possível selecionar características de usuários de dispositivos móveis para direcionar os anúncios. Por exemplo, o Facebook permite mostrar seu anúncio apenas para pessoas que tenham usado a rede recentemente em um dispositivo novo – e celulares são um dos campeões de vendas no Natal. Outra opção, entre muitas possíveis, é direcionar os anúncios para modelos específicos de celulares ou tablets (e você já viu na dica anterior que pode conseguir esta informação no Google Analytics).

4)      Crie conteúdo contextualizado

Se você está preparando seu site ou seus canais de redes sociais para pessoas que acessam a internet por dispositivos móveis porque estão de férias, mergulhe de cabeça nesse universo. Conhecendo o perfil do seu público, é possível prever como ele está curtindo a folga e criar conteúdo que seja relevante para este momento específico.