Os títulos, além de serem atrativos e chamar a atenção da audiência, eles ajudam em uma série de quesitos técnicos, como: ter mais visibilidade no Google, ajudam em indicadores de redes sociais etc.

Dessa forma, podemos dizer que o papel do título no seu texto:

  • é a porta de entrada para o seu conteúdo.
  • quanto mais atrativo, mais as pessoas tenderão a querer entrar e permanecer.
  • a função básica do título é captar a atenção do leitor.

Diferente do que pensávamos, o título vai além de ser um resumo do que está escrito no texto. Hoje em dia, o papel primordial de um título é atrair a atenção das pessoas. Ele é a porta de entrada para o seu conteúdo.

Ainda mais hoje em dia, onde a atenção das pessoas está cada vez mais dispersa. E o tempo que temos para chamar a atenção delas, é cada vez mais curto.

Assim, uma vez capturada a atenção, a pessoa continuará consumindo o seu conteúdo. E isso evita que, um conteúdo super bem produzido e relevante para as pessoas, deixem de ser consumido por falta de um estímulo ao primeiro contato com aquele material (que geralmente é o título).

Onde usar títulos certeiros?

É importante ressaltar que essa técnica que veremos, ela pode ser usada sempre que necessário. Porém, vale lembrar, que ela é fundamental quando falamos de: blogpost e/ou notícias, e-mails e newsletters, vídeos no YouTube e redes sociais em geral.

Blogpost/notícias

  • aumenta a conversão.
  • diminui a taxa de rejeição.
  • aumenta o acesso a artigos e notícias.

E-mails/newsletters

  • aumenta a taxa de abertura.
  • aumenta a taxa de cliques.
  • diminui descadastros.

YouTube

  • aumenta o engajamento dos vídeos.
  • aumenta o acesso dos vídeos.
  • aumenta os cliques nos vídeos.

Redes sociais

  • aumenta o engajamento dos perfis.
  • aumenta a taxa de cliques.
  • pode aumentar o redirecionamento de acesso a conteúdos externos.

Por que é importante ter um título certeiro?

Como falamos antes, vivemos um período de abundância de informação que recebemos todos os dias. Por vários meios. Às vezes nem mesmo abrimos o celular e a nossa tela já está cheia de notificações. Uma verdadeira avalanche de informação.

O nosso cérebro precisa fazer uma seleção, pois não temos capacidade de armazenamento e processamento para todos os estímulos que recebemos.

Nesse cenário, com essa necessidade de fazer essa seleção do que ele vai absorver, o que vai processar, o que vai armazenar, o seu cérebro naturalmente vai direcionar a sua atenção para aquilo que para ele (cérebro) parece mais relevante. Mais urgente, mais oportuno etc.

Alguma questão que tenha muita relevância naquele momento. E isso passa, também, por escolher as palavras corretas para ativar no cérebro essas percepções de quem estiver lendo, assistindo ou acessando um material.

Com tantas coisas para fazer e tanta informação disponível, o nosso cérebro primitivo ativa o seu instinto de sobrevivência e faz a seguinte pergunta: será que vale a pena gastar meu tempo consumindo esse conteúdo?

Evite clickbait

Os clickbaits são aquelas chamadas que parecem que é uma coisa, mas quando a pessoa acessa o seu conteúdo, na verdade trata-se de uma outra coisa.

Geralmente são chamadas muito apelativas e que não tem uma relação direta com aquilo que você está oferecendo ou aparecendo no conteúdo.

Importante: uma coisa é utilizar a criatividade (dependendo da linguagem, do perfil do escritório), você usar um pouco de irreverência. Outra coisa é trazer um título chamativo, apelativo que vai fazer com que o seu email, o seu artigo etc. tenha uma alta taxa de cliques, mas que no segundo seguinte vai frustrar a pessoa.

Porque aquele conteúdo que ela está cessando não traz a informação ou o conteúdo que ela esperava, que estava evidente naquela chamada.

Portanto, evite o clickbait pois ele pode trazer para o seu escritório:

  • descrédito.
  • taxa de rejeição mais alta nas redes sociais, site etc.
  • esvaziamento da lista de contatos por email.

Onde as pessoas mais erram na hora de criar um título?

Geralmente, pelo que vemos aqui no dia a dia da táLIGADO Comunicação, vemos três grandes erros na hora de criar um título:

1) Títulos muito longos

Isso vai de encontro com o que a internet recomenda. O texto escrito precisa entregar a informação da forma mais objetiva possível. Quanto mais enxuto, melhor.

2) Títulos muito técnicos

Esses aparecem com alguma frequência. Além de dificultar a pessoa que você quer que acesse aquele material, é o clássico exemplo de conteúdo altamente relevante que se você consumir o conteúdo ele tem muita informação relevante.

Mas, muitas vezes, essa mensagem acaba não chegando para o público alvo porque a pessoa simplesmente não entende o título. Ou não se conecta com o título.

3) Títulos desconectados da persona 

Quais são os termos que a sua persona ou público-alvo usa no dia a dia. Quais expressões? Isso é importante estar refletido no seu conteúdo para que ele possa atrair a atenção da persona e gerar conexão.

Modelos para títulos certeiros

Fizemos algumas fórmulas, modelos, para vocês exercitarem os seus títulos certeiros.

1) Persona + notícia + área de atuação

A ideia é que o seu título contenha a persona que você busca alcançar. A notícia que você busca informar. E a área de atuação da persona.

A ideia é mostrar que o seu conteúdo é feito para a pessoa que está lendo.

2) Tema + chamariz

A ideia aqui é que o chamariz tenha um caráter de urgência ou de escassez. Esse modelo funciona bem quando estamos falando sobre temas que estão em alta.

E daí você traz um chaamriz que aponta para um caminho que se destaque do que o restante das pessoas está falando.

3) Perguntas/respostas

Quem não gostaria de ter suas perguntas respondidas? Aqui, uma boa ideia é: colocar a própria pergunta, do jeito que as pessoas fazem, já no título do seu conteúdo.

4) Listas e números

Listas e números ajudam a chamar a atenção. Aqui também é possível juntar listas e números com persona, área de atuação, etc.

Exemplos de títulos que convertem

Exemplo 1: 5 questões da reforma tributária que diretores jurídicos de academias devem estar atentos.

Exemplo 2: Decisão do STF afeta estabelecimentos que circulam mercadorias entre os mesmos titulares.

Exemplo 3: 4 aspectos da LGPD fundamentais para negócios do setor de hotelaria.

Exemplo 4: Como hotéis devem tratar os dados dos hóspedes para não infringir a LGPD.