Ter um site atualizado com artigos é uma estratégia de marketing que muitos escritórios de advocacia já tem no radar. Porém, uma das maiores dificuldades é justamente manter a rotina de atualização. Ou seja: destravar ideias de conteúdos. 

No começo, geralmente as coisas são mais fáceis. Porém, com o tempo, a falta de ideias acaba se tornando um dos principais empecilhos para manter um site atualizado e atrativo para clientes e prospects. 

Pensando nisso, trouxemos algumas ideias, diretamente do “campo de batalha”, que poderão lhe ajudar no dia a dia do marketing do seu escritório. 

Tipos de artigos para escritórios de advocacia 

O primeiro passo é termos uma visão geral dos tipos de conteúdo que podemos fazer para o site do escritório. O mais comum é o artigo. Geralmente um texto mais elaborado. Que demanda tempo e dedicação para ser produzido. 

Porém, é possível manter a área de notícia atualizada com outros tipos de conteúdo. Como veremos abaixo:

  • informativos 
  • comentários 
  • notícias 
  • blogspot 

E é justamente esse último tipo, o blogspot, que falaremos mais neste conteúdo. E acreditamos que é este formato que lhe ajudará a destravar ideias de conteúdo e conseguir produzir mais materiais para o seu site. 

Blogspot não é blogueiragem 

O blogspot é uma ferramenta utilizada no marketing digital, principalmente, para atrair acessos mais qualificados para o site de escritórios jurídicos. 

Por exemplo: o blogspot tem uma estrutura preparada para dar mais visibilidade para o site do escritório no Google. Hoje, milhões de buscas acontecem no Google. E muitas delas, tenha certeza, são referentes a serviços que você hoje já oferece. 

Dessa forma, ao produzir um conteúdo para o blog do seu site (ou área de notícia) há uma grande possibilidade do seu site aparecer como resultado dessa busca. 

Aprofundando um pouco o debate sobre o que produzir, uma dica infalível é pensar em conteúdos que atraiam a atenção da pessoa que você quer alcançar. E para despertar a atenção de alguém, esse conteúdo precisa ser genuinamente útil para ela.  

Não basta ser “um pouco útil”. Ou levemente útil. Tem que ser bastante útil para quem você quer que veja seu conteúdo. Do contrário, com tantos estímulos e tão pouco tempo que já temos hoje, a pessoa simplesmente vai ignorar o seu conteúdo. 

Por onde começar: selecione serviços que o escritório quer destacar em 2024 

A primeira coisa é selecionar os serviços que o escritório quer: impulsionar, alavancar ou destacar em 2024. Evite tentar destacar todas as áreas de uma vez só, pois vai gerar muito esforço e investimento. 

Comece olhando para este ano. Quais são os serviços, por exemplo, dentro da área tributária que você quer desenvolver para aproveitar uma potencial demanda que a área terá? 

A partir dessa reflexão, você terá mais facilidade para entender como que a estratégia de negócio se junta a estratégia de conteúdo. 

Uma vez selecionado o serviço, para cada um faça o seguinte exercício: 

1. Dúvidas  

Quais dúvidas o seu potencial cliente pode estar se fazendo sobre esse serviço e que impeça ele de buscar essa solução? 

2. Erros 

De que formas equivocadas ou pouco eficientes o seu potencial cliente pode estar tentando resolver a questão? 

3. Como fazer 

Que orientações iniciais o seu escritório pode dar ao potencial cliente para ajudá-los a entender como solucionar a questão? 

Resumo: como organizar uma estratégia de conteúdo 

Para conseguir organizar uma boa estratégia de conteúdo, é preciso entender que o seu conteúdo, para ser efetivo, precisa estar alinhado aos seus objetivos de negócio. Uma vez definido o seu objetivo de negócio, você conseguirá identificar o público-alvo desse objetivo de negócio. 

Uma vez mapeado o público-alvo, você conseguirá entender quais são as duas dúvidas, dores, desejos, objeções etc. Aí sim, fica mais fácil saber quais conteúdo produzir para sanar essas dúvidas que o seu público-alvo tem. 

Portanto, de maneira resumida, para ter uma boa estratégia de conteúdo você precisa seguir os passos abaixo: 

  • objetivos do negócio; 
  • público-alvo desse objetivo; 
  • mapear dores, desejos, objeções desse público-alvo; 
  • produzir conteúdos que respondam a essas questões acima.