Num mercado local que eu costumo frequentar, havia uma banca de frutas e uma banca de água de coco. Ambas sofriam com baixa de clientes por conta de concorrentes maiores que se destacavam em seus respectivos segmentos. Parecia uma batalha perdida até que, recentemente, as duas bancas pequenas resolveram se unir para oferecer seus produtos em um só lugar. Pode parecer uma mudança simples, mas isso trouxe diversos benefícios para os negócios: redução dos custos fixos (já que agora eles dividem o aluguel do espaço em que atuam), crossmerchandising e produtos complementares (vide que os clientes não precisam ir em duas bancas diferentes para comprar produtos que se complementam).

Não sei se os donos das bancas de frutas ou água de coco têm algum conhecimento sobre organização em rede, mas o termo já é realidade para muitas empresas hoje em dia. Em vez de aumentar seus gastos fixos mensais ou dispender de uma vultuosa verba para a aquisição de outra companhia que ofereça um serviço complementar, muitas empresas tem optado por parcerias nas quais todos ganham. E quando digo todos, incluo também os clientes, que recebem um serviço de qualidade feito por um time de especialistas.

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Aqui na táLIGADO atuamos em alguns projetos em parceria com outras agências e empresas. Por experiência própria, preferimos que uma das empresas assuma o projeto e a outra atue como colaboradora. Centralizar o projeto é mais vantajoso para o cliente que não precisa gastar tempo alinhando com diversas pontas e tendo que gerenciar pagamentos, além de outros trâmites que lhe onerariam ainda mais tempo.

Em tempos onde o prefixo “co” de cooperação, coworking, cocriação etc., estão tão presentes em nossas vidas, fica claro que a colaboração vai muito além da sobrevivência de um negócio, mas sim traz a oportunidade de ir além e oferecer soluções completas e com muita qualidade para clientes cada vez mais exigentes.