A internet revolucionou a forma como vivemos nos últimos anos. E, com ela, veio o marketing digital. Além de agregar ao que já era feito pelo marketing tradicional, o marketing digital possibilitou uma série de estratégias e iniciativas no ambiente da internet que há muito virou uma realidade.
Trazendo números para endossar essa informação: os brasileiros passam hoje em média 4 horas e 30 minutos por dia usando a internet, o que já representa mais tempo do que gastam assistindo televisão, em média 3 horas. Os dados são da Pesquisa de Mídia Brasileira de 2016, divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM).
A importância de uma estratégia de Marketing Digital
Os dados citados acima nos levam à seguinte questão: se olhos dos consumidores estão cada vez mais voltados para a internet, não é exatamente lá que a sua empresa deve estar?
É por essa razão que o Marketing Digital se tornou imprescindível para as empresas que pretendem conquistar uma trajetória de crescimento e se consolidar no mercado. Mas para que o Marketing Digital proporcione os resultados esperados é fundamental que a empresa defina uma estratégia consistente. Muitas empresas acabam investindo montantes consideráveis em Marketing Digital sem o devido planejamento ou acompanhamento das ações.
O resultado disso? Gestores frustrados e descontentes com os investimentos nesse segmento. A boa notícia é que nem todas as estratégias que tornam o Marketing Digital eficiente e proporcionam resultados
A Resultados Digitais, parceira da táLIGADO Comunicação, produziu o artigo abaixo no qual ensina cinco maneiras de se reduzir os custos da sua empresa com marketing digital e alcançar os resultados esperados. Confira:
1. Invista em parcerias
O co-marketing, como o nome já sugere, significa marketing compartilhado e vem se tornando cada vez mais popular por representar uma estratégia eficiente e barata de conquistar espaço e visibilidade no universo digital.
Muitas empresas atuam em setores complementares e é possível investir em parcerias que trazem benefícios para ambos lados. O co-marketing é uma alternativa eficiente toda vez que as empresas tiverem um público-alvo semelhante. Dessa forma se torna possível alinhar esforços, potencializar oportunidades e reduzir custos na empresa com o Marketing Digital.
Por exemplo, uma loja de roupas pode divulgar uma loja de calçados nas suas redes sociais, destacando um sapato que combina bem com um look que a loja montou. Uma companhia aérea pode fazer uma parceria com uma empresa locadora de veículos e assim por diante.
Por meio de parcerias criativas, muitas empresas conseguem alcançar resultados surpreendentes nas vendas sem gastar muito por isso.
2. Foque no relacionamento com o cliente
Investir no relacionamento com o cliente costuma ser uma jogada de marketing muito eficaz para qualquer negócio. Quando as empresas investem no relacionamento focando no bom atendimento e em uma experiência de compra satisfatória, elas conquistam seus clientes.
Clientes satisfeitos, além de se tornarem fiéis, acabam divulgando a sua empresa para a sua rede de contatos. O boca a boca é uma ferramenta poderosa de marketing, principalmente nos dias de hoje em que as avaliações em redes sociais e sites especializados tem um peso muito grande sobre a tomada de decisão do consumidor.
Quem por exemplo nunca deixou de reservar um hotel por causa das avaliações ruins? Ou decidiu provar um restaurante porque era muito bem avaliado?
Em muitos casos, um bom relacionamento com o cliente pode funcionar como uma estratégia de marketing poderosa, permitindo que a empresa reduza o orçamento em outras estratégias que acabam custando mais e sendo menos eficientes.
3. Segmente o público de maneira consistente
Quando as empresas disparam um comercial na televisão inegavelmente elas atingem um número considerável de pessoas, mas dentre essas pessoas, quantas são verdadeiramente clientes potenciais? Difícil mensurar.
Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de segmentação. É possível desenvolver campanhas voltadas especificamente para o público-alvo do seu negócio e disparar essas campanhas de forma direcionada.
O primeiro passo, claro, é identificar quais são as personas do seu negócio, ou seja, o público com maiores chances de consumir os produtos ou serviços que você oferece.
Depois disso, é possível ajustar tanto o tom como o direcionamento das campanhas especificamente para esse público. Suponha que a sua empresa venda produtos voltados para adolescentes. Ela pode criar uma campanha com um ar descolado e direcioná-la especificamente para a faixa etária apropriada tanto nas redes sociais como nas ferramentas de busca.
O Marketing Digital permite que você use a segmentação para não desperdiçar recursos nem esforços em ações inócuas, que não proporcionarão os resultados esperados.
4. Controle os investimentos sendo realizados
Para avaliar se os investimentos estão trazendo os retornos desejados em qualquer área da empresa é importante fazer monitoramento constante das ações sendo executadas. E não é diferente quando o assunto é o Marketing Digital.
Muitas empresas não planejam adequadamente os investimentos nessa área e acabam gastando mais do que deveriam ou investindo em ações que não estão trazendo resultados.
Uma maneira prática de controlar os investimentos que serão realizados em Marketing Digital é determinar uma verba para o setor e definir estratégias que não ultrapassem esse valor. É importante também o avaliar o ROI (retorno sobre o investimento) de cada ação.
Por exemplo: quais campanhas tiveram maior engajamento? Qual foi o impacto financeiro de cada ação sobre as vendas? Qual a taxa de conversão de uma determinada campanha?
Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é justamente poder mapear as resutados que cada ação estão proporcionando para a empresa e a partir disso é possível otimizar o uso dos recursos e reduzir custos na empresa.
Um bom software de gestão financeira faz com que as empresas tenham mais controle sobre as suas contas e os seus investimentos, permitindo uma análise mais apurada da eficiência de cada ação e dos resultados de cada investimento.
5. Planeje e avalie os resultados dos seus investimentos
Como foi dito anteriormente, a popularização da internet tem tornado cada vez mais imprescindível a presença das marcas no mundo digital. Seja em blogs ou nas redes sociais, toda a empresa que pretende crescer hoje precisa ter um papel ativo no universo online, produzindo conteúdos relevantes e atrativos para o seu público-alvo.
É preciso ter consciência, no entanto, de que a presença no universo digital representa também uma maior exposição às avaliações. Por essa razão, é importante manter o foco do relacionamento com o cliente e realizar um planejamento consistente das suas ações.
Conquistar uma presença exige tempo, dedicação e investimentos eficientes. Por isso é importante definir quais são os canais de comunicação mais estratégicos para o seu negócio e criar objetivos específicos para cada ação.
Por exemplo, suponha que no planejamento financeiro anual tenha sido definida uma verba destinada a Marketing Digital que deveria se dividir entre os diversos canais de comunicação existentes. Ao longo do tempo, a empresa começou a perceber que os investimentos realizados em redes sociais estão trazendo um ROI (retorno sobre o investimento) mais relevante.
A partir desse momento, a empresa pode reformular a sua estratégia, destinando mais recursos aos canais que estão proporcionando maiores resultados ou mesmo cortando gastos com canais ou estratégias que têm se mostrado menos eficientes.
Com um acompanhamento de resultados constante, não é preciso esperar até o fim das campanhas para perceber que as estratégias adotadas falharam ou estão proporcionando resultados insatisfatórios, é possível reagir mais rapidamente e deixar de investir recursos que não estão trazendo os retornos esperados.
Seus investimentos com Marketing Digital não estão trazendo o retorno esperado? Use nossas dicas para otimizar o uso dos recursos e definir estratégias cada vez mais consistentes!
Fonte: Resultados Digitais
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