Quem já realiza ações de Marketing no meio Jurídico sabe que o conteúdo é o carro-chefe das estratégias. Quanto mais relevante o conteúdo produzido, mais atrativo um escritório será para seu público – claro, desde que sejam feitos um planejamento consistente e uma boa gestão da comunicação.
Mas imagine se, através da produção de conteúdo para canais de marketing digital, um escritório de advocacia pudesse obter dados sobre cada pessoa que acessa seu site? É essa a proposta do Inbound Marketing, uma estratégia que prevê a atração de leads (contatos) por meio de conteúdos criados pelos escritórios e que possam ajudar as pessoas a esclarecer dúvidas ou identificar um problema.
Mais do que isso, o Inbound Marketing torna possível identificar temas de interesse de cada pessoa que acessa o conteúdo. Dessa forma, o escritório de advocacia pode criar fluxos automáticos para enviar novos conteúdos e mostrar que tem conhecimento sobre o tema que interessa ao seu público-alvo. Estabelecendo esse relacionamento, baseado em ofertas de conteúdo, o escritório ganha a confiança da sua audiência e ela se torna mais propensa a contratar seus serviços.
Como funciona o Inbound Marketing
A estratégia conta com três etapas que formam a base do Inbound Marketing: Funil de Vendas, Marketing de Conteúdo e Automação de Marketing.
No Inbound Marketing o Funil de Vendas é dividido em quatro fases, que representam o caminho que uma pessoa vai percorrer até tornar-se um cliente fiel. São elas: “Atração”, “Conversão”, “Aproximar” e “Encantar”. Essa pirâmide analisa como e onde está seu possível cliente, buscando fazer com que ele percorra o funil do Topo até o Fundo.
- Atrair: nessa etapa a atenção das pessoas por atraída por conteúdo jurídico relevante, porém abrangente.
- Converter: o objetivo aqui é captar informações e contatos (nome, e-mail, telefone, por exemplo) das pessoas que acessam o conteúdo de Atração. A interação efetiva entre seu escritório e seu público fica mais evidente a partir dessa fase.
- Aproximar: Com as informações deixadas pelas pessoas, é possível segmentar a base de contatos formadas das ações de Atração e Conversão. Isso significa que, nessa fase, o escritório pode selecionar entre as pessoas que deixaram contato aquelas que representam oportunidades de negócio e com as quais deseja se aproximar – seja enviando mais conteúdo ou convidando para um evento presencial.
- Encantar: embora, até agora, só tenhamos mostrado o Inbound Marketing como ferramenta para captar novas oportunidades, essa estratégia também é importante para fidelizar clientes. Estabelecendo um fluxo contínuo e automático de geração e distribuição de conteúdo, o escritório se faz lembrado de uma forma utilitária, levando informações relevantes a pessoas que podem ser estratégicas para seu negócio.
Marketing de Conteúdo + Automação = Dados de seus potenciais clientes
O objetivo principal do Inbound Marketing é oferecer conteúdo informativo e útil. Dessa forma, essa estratégia está totalmente aderente às Diretrizes da OAB em relação ao uso da publicidade.
Mas, para ser relevante, é fundamental questionar sobre o que seu possível cliente procura, como você pode ajudá-lo e como você pode se tornar referência da sua área. As respostas dessas perguntas servirão como direcionamento para criar textos em blogs, artigos, publicações em redes sociais, vídeos explicativos, entre outros.
Por último, a etapa da Automação de Marketing criará um fluxo constante e automático de relacionamento entre o escritório e seus potenciais clientes. Ao coletar dados das pessoas, é possível disponibilizar conteúdos adequados ao perfil de cada uma e à etapa que ela se encontra no funil. Para que essa automação seja eficaz, é necessário que seja realizada uma boa estratégia de produção e gestão de conteúdo. Usar uma plataforma de automação também ajuda na eficácia das ações e permite escalar a captação de oportunidades.
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