O Código de Ética da OAB sofreu algumas adaptações devido às mudanças na sociedade, como as novas tecnologias e inovações na forma de se comunicar.
No que diz respeito à propaganda, o Código sempre foi bem claro: proíbe mercantilizar a profissão da advocacia para captar clientes.
No entanto, para a publicidade, o Código permite que, através de atividades que respeitem a ética, a divulgação de conteúdos para fins meramente informativos.
Portanto, tenha um perfil ou página nas redes que sejam adequados e coerentes com os objetivos do escritório.
E é nesse cenário que o Marketing Jurídico surge para posicionar os escritórios e advogados de forma estratégica e adequada.
Mas como investir na visibilidade do escritório sem ferir o Código de Ética?
Tenha um site
O site precisa ser estruturado, bonito, com divisões objetivas e com boa navegação e adaptação para o mobile.
Nele é preciso conter todas as informações do escritório e dados para contato. Além disso, deve ter os ícones das redes sociais que o escritório atua e uma aba de notícias/blog.
Esteja presente nas redes sociais
Estar presente nas redes sociais, seja Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros é um fator considerado básico nos dias atuais.
Portanto, tenha um perfil ou página nas redes que sejam adequados e coerentes com os objetivos do escritório.
Então, adeque o conteúdo, mensagem e linguagem de acordo com o foco de cada rede social.
É importante que o escritório tenha consciência de que o importante não é somente estar presente nas redes, mas sim, estar atuante, ou seja, produzindo conteúdo e disponibilizando informações relevantes.
Produza conteúdo relevante e de qualidade
Produzir materiais informativos para o seu público é extremamente importante para a estratégia do marketing jurídico. Portanto, é preciso conhecer bem seu público e o seu escritório, para produzir informações relevantes sobre a área do direito que seu escritório atua e para as pessoas que tenham interesse nisso.
Vale lembrar que a linguagem do conteúdo também deve ser direcionada para o público em questão. Deixe os jargões para a comunicação interna e para o público externo escreva de forma clara e dentro das regras gramaticais.
Produza peças gráficas com design estruturado
A área do direito sempre foi vista como uma área de visual elegante. Escritórios muito bem arrumados e decorados, colaboradores e advogados muito bem vestidos. Isso não muda no cenário digital. O público percebe isso, o que demanda que toda a comunicação visual seja impecável.
Logotipos, cores e fontes precisam estar em harmonia. As artes presentes nas redes sociais, newsletters e blog precisam conter um layout refinado.
Ofereça canais abertos de comunicação
Assim que o escritório passa a disponibilizar informações acerca de assuntos relevantes para seu público, é necessário que ele esteja aberto a responder questões, tirar dúvidas, agradecer elogios e receber feedbacks negativos.
O processo de integração com o público é fundamental e é importante que toda interação seja respondida o mais rápido possível.
Nunca deixa de responder qualquer comentário ou dúvida nas redes sociais ou site.
Aposte em técnicas de SEO
As técnicas de SEO servem para posicionar melhor o seu site nos mecanismos de busca do Google.
Essa estratégia demanda um bom estudo de público e estudo de palavras-chaves que devem ser utilizadas para facilitar esse processo.
Todas essas estratégias devem ser planejadas conforme a realidade e objetivos do escritório, podendo ser distribuídas através das diversas ferramentas do marketing.
Saiba mais: O que pode e o que não pode com o novo Código de Ética
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