Se você começou a se interessar por marketing e a estudar o tema, provavelmente já se deparou com o nome “marketing de conteúdo” em algum lugar, certo?
Mas afinal, o que é isso?
Marketing de conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar ou entreter um lead (possível cliente). Portanto: informar as pessoas para fazer com que, futuramente, elas não só respeitem a sua marca, mas sim a tenham como referência.
Um farol em um mar de informação
Vivemos uma era em que nos sentimos afogados em meio a tanto conteúdo que recebemos diariamente. Consequentemente, é muito mais difícil termos nossa atenção capturada, pois a oferta de informações é infinita.
Para fisgar a atenção de prospects, o marketing de conteúdo serve justamente para que você seja um farol em um mar de informações. Mas, não adianta replicar conteúdo de outros lugares ou querer falar sobre tudo. Ou seja, sobre qualquer atividade, há centenas de milhares de informações e abordagem.
A dica é planejamento. Com ele, você descobrirá quem é seu target, quais são suas dores e seus interesses. Diante disso, pensar em conteúdos e abordagens que toquem o coração deles.
Junte essas informações que tocam na persona ao seu mercado de atuação. Com isso, teremos o conteúdo ideal para chamar a atenção dos seus futuros clientes.
Marketing de conteúdo e as etapas de compra do marketing digital
Chamamos de Jornada de Compra/Consumo o caminho hipotético que um consumidor faz até realizar sua compra. Esse percurso começa na atração. E neste momento que ele tem seu primeiro contato com um produto ou com uma ideia.E termina na venda em si (muitas vezes essa jornada se estende ao pós-venda também).
Para cada etapa (atração, conscientização, consideração e compra) utilizamos o marketing de conteúdo. A ideia é que o prospect tenha a melhor experiência e, com isso, absorva o máximo de conteúdo proposto.
Dessa forma, após definirmos a persona (veja aqui como definir uma persona), podemos pensar no conteúdo para ela. Que tipo de conteúdo faz mais sentido para ele neste momento e qual é o melhor canal (blog, site, e-mail marketing, e-book, webinar, chat etc.) para transmitirmos esse conteúdo.
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