Essa é uma pergunta bem comum aqui na táLIGADO Comunicação. A primeira resposta que damos é: não existe uma receita de bolo para saber com que frequência você deve atualizar seu site ou blog. Depende muito da proposta de cada site.
Porém, antes de definir uma frequência ideal para a sua empresa, lembramo-nos sempre de alguns pontos importantes nesse trabalho, como:
– a periodicidade varia de site para site;
– quantidade não é sinônimo de qualidade;
– existe um ponto de saturação.
Além disso, não se esqueça de, antes de pensar em frequência, pensar em: para quem vou escrever, quais são as características dessas pessoas, o que elas buscam em um conteúdo ou em uma informação etc.
Conheça seus limites
Para evitar erros justamente no planejamento dessa estratégia, é preciso conhecer seus limites. Será que tenho pessoas na minha equipe que conseguem escrever textos recorrentemente? Sobre o que vou escrever?
Leve em consideração essas restrições e como seria possível superá-las. Essas podem se dar em dois grandes núcleos: estrutural e editorial.
Na Limitação Estrutural, o primeiro ponto a ser analisado é saber quantas pessoas podem publicar e com qual frequência. Descubra isso dentro de sua equipe, ou contratando terceiros, para que possa definir quantos posts podem ser produzidos. Caso escolha por contratar uma empresa terceirizada, veja se o custo extra cabe no seu orçamento.
Já para Limitação Editorial, é bom olhar a capacidade criativa que você tem disponível. Ou seja: quantos posts eu consigo produzir, dentro do tema ao qual eu pretendo falar, sem que meus posts se tornem repetitivos com o tempo.
Será que a equipe disponível para o projeto consegue produzir conteúdos criativos e diferentes de blog posts? Sua empresa tem braço para criar infográficos, por exemplo? Ou, que tal, pequenos vídeos que ajudem você a contar sua história de maneira inovadora?
Frequência
Para evitar que os usuários do seu site estranhem ver um post hoje e outro meses depois, recomendamos manter alguma regularidade nas suas publicações. Mesmo que sejam espaçadas, é melhor do que produzir muita coisa num pequeno espaço de tempo e passar meses sem postar nada.
Assim, você estimula os visitantes a retornarem ao site, mesmo que isso seja de mês em mês, criando neles um hábito de acompanhar seu conteúdo. Isso chamamos de “conquistar uma audiência fiel”.
Abaixo, vamos analisar tipos de frequência que seu blog/área de notícias pode ter:
Várias vezes por dia
Essa frequência é indicada para blogs focados em informações rápidas e relacionadas a fatos, como notícias, ou quando o blog é de um segmento bastante abrangente, com temas que se cruzam, mas não se repetem.
1 vez por dia
Essa frequência funciona muito bem para blogs que não têm a necessidade de criar notícias “de última hora”, mas ainda assim conseguem se manter relevantes com a produção de conteúdos por vários profissionais.
1 vez por semana
Essa é uma boa frequência para quem não possui muitos colaboradores para a produção de conteúdo do blog. Caso sua realidade permita apenas um post por semana, não tem problema. Saiba que muitos blogs atualizados semanalmente conseguem gerar um bom tráfego.
1-2 vezes por mês
Essa é uma boa forma de começar a produção de conteúdo, mas existem frequências melhores. Se sua empresa é muito pequena, considere iniciar com essa frequência, mas mantenha em mente que ela deve ser aumentada.
Ponto de saturação
Um dos questionamentos feitos pelas empresas é sobre quando aumentar sua produção de conteúdo. Afinal, esta é a intenção: iniciar aos poucos e aumentar gradativamente o fluxo de postagens, visando alcançar mais pessoas.
Porém, isso não pode ir crescendo infinitamente, pois existe um ponto de saturação na produção de conteúdo. Isso acontece quando o blog atinge um número máximo de pessoas para determinado volume de produção.
Para reconhecê-lo, procure analisar se você teve mais acessos ao passar de 1 post semanal para 1 post diário, por exemplo. Se a resposta for positiva, experimente aumentar a produção para, então, fazer uma nova análise no futuro. Quando a resposta for negativa, é porque o ponto de saturação foi atingido.
Aqui na táLIGADO Comunicação produzimos conteúdo de sites e blogs para a maioria dos nossos clientes. Caso queira trocar uma ideia sobre produção de conteúdo para sites e/ou tenha alguma dúvida, entre em contato.
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