Em julho, a equipe da táLIGADO fez um balanço do que foi planejado no início do ano para identificar o que deu certo, buscar alternativas para o que precisa melhorar e estabelecer novas metas. Para estruturar esse trabalho, utilizamos o modelo CANVAS 

Essa metodologia ajuda empreendedores a organizar sua estrutura e o funcionamento da empresa. Através de um esquema visual, o modelo de negócio CANVAS analisa nove elementos primordiais para a existência de uma organização: proposta de valor, parceriaschave, atividadeschave, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas. Esses fatores devem ser pensados e estabelecidos pela organização e servem como base para a atuação da empresa. 

 

  • Proposta de valor – Eleger o produto ou serviço e o valor (motivador) para os clientes. 
  • Segmento de clientes – Escolher quem são os clientes que se pretende atender. 
  • Canais – Estabelecer de que forma os produtos serão conhecidos. 
  • Relacionamento com clientes – Ajustar como fazer para conquistar e manter uma boa relação com os clientes. 
  • Fonte de receita – Determinar como e quanto se pagará pelos produtos. 
  • Recursoschave – Relacionar os recursos necessários para fazer o negócio funcionar. 
  • Atividadeschave – Firmar as ações necessárias para a realizar a proposta de valor. 
  • Parcerias chaves – Identificar fornecedores e parceiros para apoiar a realização da proposta de valor. 
  • Estrutura de custos – Levantar o que vai ser gasto para realizar a proposta de valor. 

Por ser um esquema visual, o CANVAS é de rápida compreensão, o que facilita na hora de consultar o planejamento para traçar e estabelecer metas e ações.   

Que tal fazer o CANVAS da sua empresa também?