O Instagram tem uma base média de mais de 1 bilhão de contas ativas, que incluem contas privadas e perfis corporativos.
Esse número não surpreende, afinal, o Instagram é o queridinho do momento e esse sucesso se deve ao seu grande poder de engajamento, conexão e interação, principais características e diferenciais da rede social.
Mas essas características só fazem sentido se os usuários utilizarem as ferramentas proporcionadas pelo próprio Instagram de forma estratégica.
E para criar as estratégias adequadas, é preciso observar alguns quesitos importantes para se destacar nessa rede social.
Planejamento
Antes de qualquer coisa é preciso entender o objetivo que se pretende alcançar usando a rede social (vendas, relacionamento, construção da marca, marketing de conteúdo), e assim traçar metas condizentes. Nesse sentido, é necessário fazer um estudo de público e uma curadoria de conteúdo.
Após o planejamento, chega a hora de pôr em prática o que foi decidido. Então:
Crie um perfil comercial
Nessa versão, você pode obter dados importantes para entender o desempenho do perfil da sua empresa, como número de alcance e engajamento. Além disso, é possível fazer anúncios.
Preencha a bio
A biografia do Instagram é onde você deve deixar sua primeira impressão. A mensagem deve ser objetiva e mostrar as informações indispensáveis para o cliente, como a descrição da empresa e contato.
Use hashtags
Muitas pessoas cometem o erro de usar hashtags sem entender que elas são um mecanismo de busca. Por isso, pense nelas como palavras-chave. A escolha deve ser pautada na qualidade e não necessariamente na quantidade.
Use bastante os stories
Os stories são a sensação do Instagram. Através deles é possível estreitar a conexão com os seguidores. Algumas funcionalidades como marcar localização, incluir gifs, figurinhas e músicas potencializam os vídeos.
Também não há regra sobre a quantidade de stories. Tudo depende do conteúdo que se deseja passar e de como o público reage a ele.
Faça posts carrossel
Os álbuns geralmente engajam mais do que posts com imagem única. Uma sequência de fotos, imagens ou vídeos são uma alternativa para fazer postagens criativas e originais.
Tenha um perfil organizado
O perfil é como uma vitrine, portanto, deve estar atualizado, organizado e harmonioso. Então, use cores, tipografias e estilos que conversem com a identidade visual da empresa.
Faça transmissões ao vivo
Dependendo do objetivo da empresa, fazer um conteúdo ao vivo pode ser muito interessante. Isso porque, nesse estilo de transmissão, é possível ver as reações e comentários dos usuários na hora, o que aumenta e facilita o diálogo com o público.
Utilize o IGTV
O IGTV surge para ser uma espécie de Youtube do Instagram. A medida é bastante válida, visto que os usuários não precisam sair do aplicativo para assistir a vídeos um pouco mais longos.
O Instagram está sempre se reinventando, por isso, estar atento às suas funcionalidades é fundamental para se destacar.
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