O Instagram tem uma base média de mais de 1 bilhão de contas ativas, que incluem contas privadas e perfis corporativos. 

Esse número não surpreende, afinal, o Instagram é o queridinho do momento e esse sucesso se deve ao seu grande poder de engajamento, conexão e interação, principais características e diferenciais da rede social.  

Mas essas características só fazem sentido se os usuários utilizarem as ferramentas proporcionadas pelo próprio Instagram de forma estratégica. 

E para criar as estratégias adequadas, é preciso observar alguns quesitos importantes para se destacar nessa rede social. 

Planejamento 

Antes de qualquer coisa é preciso entender o objetivo que se pretende alcançar usando a rede social (vendas, relacionamento, construção da marca, marketing de conteúdo), e assim traçar metas condizentes. Nesse sentido, é necessário fazer um estudo de público e uma curadoria de conteúdo.  

Após o planejamento, chega a hora de pôr em prática o que foi decidido. Então: 

Crie um perfil comercial 

Nessa versão, você pode obter dados importantes para entender o desempenho do perfil da sua empresa, como número de alcance e engajamento. Além disso, é possível fazer anúncios. 

Preencha a bio 

A biografia do Instagram é onde você deve deixar sua primeira impressão. A mensagem deve ser objetiva e mostrar as informações indispensáveis para o cliente, como a descrição da empresa e contato.  

Use hashtags 

Muitas pessoas cometem o erro de usar hashtags sem entender que elas são um mecanismo de busca. Por isso, pense nelas como palavras-chave. A escolha deve ser pautada na qualidade e não necessariamente na quantidade. 

Use bastante os stories 

Os stories são a sensação do Instagram. Através deles é possível estreitar a conexão com os seguidores. Algumas funcionalidades como marcar localização, incluir gifs, figurinhas e músicas potencializam os vídeos.  

Também não há regra sobre a quantidade de stories. Tudo depende do conteúdo que se deseja passar e de como o público reage a ele. 

Faça posts carrossel 

Os álbuns geralmente engajam mais do que posts com imagem única. Uma sequência de fotos, imagens ou vídeos são uma alternativa para fazer postagens criativas e originais. 

Tenha um perfil organizado 

O perfil é como uma vitrine, portanto, deve estar atualizado, organizado e harmonioso. Então, use cores, tipografias e estilos que conversem com a identidade visual da empresa. 

Faça transmissões ao vivo 

Dependendo do objetivo da empresa, fazer um conteúdo ao vivo pode ser muito interessante. Isso porque, nesse estilo de transmissão, é possível ver as reações e comentários dos usuários na hora, o que aumenta e facilita o diálogo com o público. 

Utilize o IGTV 

O IGTV surge para ser uma espécie de Youtube do Instagram. A medida é bastante válida, visto que os usuários não precisam sair do aplicativo para assistir a vídeos um pouco mais longos. 

 

O Instagram está sempre se reinventando, por isso, estar atento às suas funcionalidades é fundamental para se destacar.