Os advogados(as) e muitos escritórios de advocacia já entenderam que precisam cuidar do marketing do seu negócio, afinal quem não é visto não é lembrado. A pandemia da COVID-19 acelerou mais ainda essa mudança de hábitos e pensamentos. Hoje, para os escritórios estarem na mente dos consumidores, é preciso uma ação de marketing jurídico eficaz. Porém, alguns cometem um erro que atrapalha qualquer ação que o escritório possa vir a fazer. 

Vários erros podem atrapalhar o desenvolvimento de um trabalho de marketing, mas podemos elencar um em específico que pode ser um erro inicial: o erro da concepção. Ou seja, conceber o marketing jurídico sem a clareza dos reais objetivos do escritório e quais resultados deseja-se atingir. 

Esse erro é muito comum: começar só por começar, somente para seguir a tendência do digital, sem  com objetivos, metas e resultados detalhados. 

Pular a parte do planejamento ou fazê-lo de forma inadequada, pode gerar diversos problemas como:

Marketing por moda 

Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. E no digital, qualquer caminho é, por exemplo, ficar tentando seguir as modas, o que outros advogados estão fazendo, seguir os padrões de tendência. Primeiro era o Facebook, depois o foco mudou para o Instagram, lives, reelstiktok Mas onde isso vai te levar? 

Simplesmente seguir os passos de outros escritórios de advocacia, não vai atrair resultados para o seu marketing. Aparentemente esse escritório presta um serviço parecido com o seu, mas o objetivo dele pode ser diferente do seu. Não faça um post no facebook ou um vídeo no tiktok só porque todos estão fazendo. 

Dica de ouro: Pense se o objetivo principal do seu escritório está de acordo com os canais que deseja utilizar e se está alinhado com o seu público-alvo. Com uma concepção bem feita você vai conseguir trabalhar bem em qualquer canal, seja no digital ou não.

Frustração

Imagine um escritório de advocacia que resolveu produzir vários conteúdos interessantes e muito bem escritos, postaram no site e nas redes sociais, pois viram que era muito importante ter constância nas redes e gerar conteúdos que estejam em alta. Fizeram isso por mais de um ano, mas começaram a ficar desmotivados porque, segundo eles, isso não estava gerando resultados. 

Essa desmotivação aconteceu justamente por eles cometeram o erro principal, faltou traçar o objetivo para todas aquelas ações. Provavelmente, eles não pensaram no real resultado que eles buscavam atingir. Isso gera uma frustração. 

Não é incomum ver um trabalho de marketing jurídico que começou bem e parou de repente. Muitos escritórios explicam que pararam porque “não estava dando resultado”. Mas afinal, qual é o resultado que esperava? O que é resultado para você? 

Sem ter metas estabelecidas, não se sabe como metrificar as ações, nem saber se elas estão sendo produtivas ou não.  

É como se estivesse construindo uma casa sem uma fundação, sem projetar a estrutura, sem levar em consideração as características da casa, a localidade.

Não ter metas e resultados 

A falta de clareza sobre os resultados que você quer alcançar, gera um esforço muito grande e um prejuízo, tanto de tempo para produzir conteúdo, quanto de dinheiro. As vezes o advogado tenta contratar alguém, por achar que o problema é que ele não é da área de marketing. Mas o real problema é: ele não sabe o que quer do marketing. 

Dica de exercício diário: Faça o exercício constante de se perguntar, “para que?”. Você teve uma ideia muito boa, ou produziu um conteúdo e quer fazer uma live sobre o tema. Antes de simplesmente sair fazendo, sempre se pergunte: “para que estou fazendo isso? O que eu quero dessa ação de marketing?” 

Não possuir indicadores 

Além de pensar no objetivo, você precisa metrificar as ações e usar os indicadores de acordo com seus objetivos traçados. Esse é o ponto de partida para você ter controle sobre as métricas, para ver se a estratégia está tendo sucesso ou não. É muito importante analisar os indicadores de temperatura e indicadores de ação. 

Mas o que é cada um desses indicadores e como analisa-los?

  • Indicadores de temperatura:

São like, comentário, compartilhamento, visualização de vídeo etc. Os indicadores clássicos de redes sociais. 

Exemplo prático: Você não usa uma trena para medir temperatura, porque nunca alcançará o resultado que você deseja dessa forma. A trena te ajuda a medir tamanhos, mas se seu objetivo é medir temperatura você precisa olhar para uma medida de calor (graus celsius), e a ferramenta adequada para isso é outra, um termômetro. 

  • Indicadores de ação: 

Acesso no site, preenchimento de formulários, inscrição no canal etc. 

Os indicadores de ação são mais importantes para quem deseja gerar resultados para o seu negócio. Isso porque, no geral, só toma uma ação quem tem muito interesse naquela marca, ou naquela pessoa. Mas os indicadores de temperatura te ajudam a ter clareza se você está no caminho certo. Serve, principalmente, para medir oportunidades de negócios. Afinal, número de seguidor, por exemplo, não significa o mesmo que número de clientes. 

Os dois tipos de indicadores devem estar andando juntos e tem sua importância de acordo com cada objetivo e cada canal. 

Dica: Pense nas suas métricas, nos seus indicadores, e produza uma planilha para documenta-los. Assim você consegue analisar o que pode extrair daqueles canais. Inclusive, te ajuda a saber se está no caminho correto, ele será o seu GPS da sua estratégia, do seu objetivo.

Não ter previsibilidade 

Sabemos que todo planejamento e estratégia estão aptos a precisar lidar com imprevistos, adaptações, amadurecimentos. Mas se o escritório ou o advogado, já tem tudo mais definido desde o começo, facilita no processo de precisar melhorar ou mudar algo no caminho.