Os advogados e escritórios de advocacia, estão cada vez mais atentos e entendendo que há uma necessidade de se ter um perfil nas redes sociais para que as pessoas o encontrem com mais facilidade. Porém, uma dúvida tem surgido na mente de muitos profissionais da área: “Crio um perfil pessoal ou perfil profissional? Qual a melhor opção?” 

Muitos falam que é melhor o perfil profissional para passar mais credibilidade, outros acreditam que seja o pessoal para se aproximar mais do possível cliente. Mas na verdade, a resposta para essa pergunta é: depende. 

A definição do perfil vai depender do objetivo que aquele escritório, ou advogado, deseja traçar. Ou seja, vai muito do seu planejamento, qual a situação atual, do que está buscando com aquele perfil e com o trabalho de marketing em geral. 

Para que você entenda qual é a melhor opção para o seu caso, é preciso ter em mente o seu planejamento e quais são as estratégias para alcançar seu objetivo. Mas além disso, existem diferenças técnicas em cada rede social, para cada tipo de perfil, que é importante você saber para esse processo de escolha. 

Nas redes sociais mais usadas, como por exemplo, o facebook, instagram e linkedin, para o advogado que escolher usar o perfil profissional configurando a conta comercial na rede, serão exibidos gráficos e disponibilizados uma série dados para facilitar o monitoramento da rede, tudo de forma gratuita. Inclusive, ajuda a responder perguntas muito comuns como, qual o melhor horário para fazer uma postagem, que conteúdo está sendo mais relevante para o público que o advogado deseja atingir, entre outras. Então, caso você queira fazer um trabalho de marketing com resultados e sempre melhorando suas redes, o indicado é configurar a conta comercial. 

Mas como definir o tipo do perfil?  

Para te ajudar a definir a melhor opção para você, vamos dar respostas para os três casos que você possa se enquadrar. 

1) Advogado com perfil pessoal 

Existe o caso daquele advogado que possui um perfil pessoal, com vários seguidores e começou a publicar mais conteúdos com cunho profissional, e tem a dúvida se, transforma aquele perfil em profissional, aproveitando os seguidores, ou cria outro perfil, separando o profissional do pessoal. 

Se você se encaixa nesse caso, a nossa indicação para você é que separe a rede. Criando um perfil profissional, você cria uma imagem diferente e atrai pessoas diferentes. No perfil pessoal que já existe, provavelmente, quem está te seguindo são amigos e parentes, que talvez não estejam focados em seguir você como um profissional. Quando você cria um perfil corporativo, você acaba captando a atenção de quem possa estar interessado nos seus serviços, ou no tipo de conteúdo que você produz, e assim você consegue se comunicar com eles de forma mais clara. 

O mais importante para definir o perfil nesse caso, é pensar no seu objetivo, o que deseja atingir, e assim olhar para os seguidores daquela rede e pensar se eles são seus potenciais clientes ou se podem conectar você a novos clientes. 

2) Advogado que possui um escritório que leva o nome dele 

Caso você seja um advogado que possui um escritório com seu nome, é possível trabalhar a sua marca pessoal e trabalhar a marca do escritório separadamente. Ou seja, mesmo que você já tenha um perfil pessoal, é interessante trabalhá-lo posicionando sua imagem profissional, mas que faça também um perfil da marca do escritório. 

3) Sócio de um escritório grande 

Mas se você é um advogado que faz parte de um grande escritório com muitos sócios, você pode pensar como o seu perfil pessoal vai complementar o trabalho institucional do escritório. Além de analisar como você pode aproveitar o que é feito na página do escritório para trazer a imagem de marca pessoal que você deseja transmitir. 

 

Nossa sugestão final, após você avaliar todas as dicas que já foram ditas, é que você trabalhe os dois. Tenha sempre em mente o seu objetivo principal e qual a imagem que você deseja passar para o público que você quer atingir, e lembre que o perfil pessoal e o perfil profissional se complementam.