“Ninguém me encontra pela busca do LinkedIn”. Engano seu.
Se você pensa que ninguém encontra seu perfil pela busca pelo LinkedIn, vamos te provar o contrário agora mesmo. Acesse seu perfil e role a página até encontrar a seção “Análise”, na qual verá três itens: visualizações do perfil, visualizações da publicação e… ocorrências em resultados de pesquisa! Sim, essa é quantidade de vezes que seu perfil foi exibido em resultados de busca dentro do LinkedIn em um período de sete dias.
Nas mentorias e nos workshops que realizamos para sócios e escritórios de advocacia, já ouvimos muitas vezes a crença de que as pessoas procuram pelo perfil de um advogado ou uma advogada porque mantém conexão com alguém em comum ou porque se conheceram em alguma ocasião. Isso também é verdade, mas não é a única razão pela qual um perfil é encontrado nos resultados de busca do LinkedIn.
Nas próximas linhas você vai entender por que as pessoas aparecem muito mais nas buscas do que imaginam – e como fazer para seu perfil ser exibido em resultados de busca que fazem sentido para seus objetivos profissionais.
A busca do LinkedIn não é igual a busca de outras redes
É muito comum acharmos que o sistema de busca do LinkedIn funciona de maneira similar a outras plataformas. Porém, diferentemente de outras redes sociais, no LinkedIn a busca não é só pelo nosso nome. Uma pessoa pode ser encontrada no LinkedIn porque outros usuários da rede procuraram por informações que estão contidas no perfil.
Muitas vezes a pessoa está buscando por um tema, uma área de atuação ou, até mesmo, por um cargo específico e seu perfil é exibido nos resultados de busca. No caso de escritórios de advocacia, é comum que os sócios e demais profissionais sejam encontrados em buscas feitas pelo nome do escritório dentro do LinkedIn.
A posição em que um perfil aparece nos resultados de busca do LinkedIn dependem, principalmente, da relevância que as informações contidas no perfil têm para quem está pesquisando. “Como os resultados são exibidos de acordo com a relevância para cada usuário, é possível que um perfil apareça na segunda página para um usuário e na quinta página para um outro usuário, mesmo que eles estejam pesquisando exatamente as mesmas palavras”, é o que afirma o LinkedIn em sua página de ajuda, na qual também revela que “as variáveis que determinam isso incluem o perfil e atributos do pesquisador e os filtros que o pesquisador aplica, como Localização”. A verdade é que o LinkedIn está sempre atualizando e otimizando os algoritmos e, por isso, pode essas variações em resultados para pesquisas genéricas de palavras-chave devem ser esperadas.
Ter um Perfil Campeão aumenta sua visibilidade no LinkedIn
Porém, o LinkedIn deixa evidente a importância da descrição correta do seu perfil para sua exibição nos resultados de busca. É importante alertar que mesmo os perfis Premium (aquele pelo qual se paga uma assinatura mensal), apesar de melhor ranqueados na busca do LinkedIn, não têm garantia de serem exibidos sempre nos primeiros resultados de busca. Isso porque o LinkedIn não determina uma ordem específica em que seu perfil aparecerá, independentemente do seu nível de assinatura (gratuita ou paga).
A verdade é que no LinkedIn, potencialmente, é possível estabelecer muito mais conexões interessantes a partir da busca. Um dos fatores que mais influencia a exibição de um perfil nos resultados de busca é o que a própria rede chama de Perfil Campeão. E o que é o Perfil Campeão? De acordo com o próprio LinkedIn, são perfis que preencheram corretamente seus perfis dentro dos critérios que o LinkedIn julga ideias para um perfil na rede.
De maneira geral, para se ter um perfil campeão você precisa preencher de maneira minimamente correta campos do seu perfil, tais como foto, título, sobre, experiências, histórico profissional, cargo atual e competências. E uma vez que atingimos o Perfil Campeão, é possível ver a quantidade de vezes que o nosso perfil apareceu em resultados de busca e isso aumenta imediatamente quando a gente chega nesse nível de perfil campeão.
Palavras-chave: use com moderação (mas use!)
Tão importante quanto preencher os campos necessários para alcançar o Perfil Campeão é escolher bem o que você vai escrever e como vai se descrever em cada um desses campos. As palavras usadas nos campos da sua página no LinkedIn influenciam na forma como seu perfil é encontrado. Afinal, o que determina o ranqueamento da exibição de um perfil nos resultados de busca do LinkedIn é a relevância para o usuário. E se você conhecer bem as características, comportamentos e motivações do tipo de pessoa com quem deseja se conectar no LinkedIn poderá prever palavras ou expressões que essas pessoas potencialmente possam usar na busca da rede e que têm aderência com o seu perfil. Essa é a melhor maneira de selecionar palavras-chave para usar na sua descrição.
Mas, atenção: o próprio LinkedIn alerta que “você use várias palavras-chave em vez de usar repetidamente as mesmas palavras ou frases”. Portanto, é importante variar para ampliar as possibilidades de o seu perfil ser encontrado na maior rede social profissional do mundo.
Como aumentar a visibilidade do seu perfil para o motor de pesquisa do LinkedIn
Outra maneira de aumentar a visibilidade do seu perfil é ajustar algumas configurações na sua conta. Ao acessar a seção Visibilidade, em Configurações e privacidade, você pode selecionar diversas opções para melhorar a experiência de quem encontra seu perfil dentro e fora do LinkedIn. Mas uma configuração básica pode contribuir muito para sua visibilidade quando seu perfil for exibido nos resultados de busca:
- Clique no ícone “Eu/Meu perfil”, abaixo da sua foto, no topo da página inicial do LinkedIn.
- Clique em Configurações e privacidade.
- Clique em Visibilidade no painel à esquerda e selecione Visibilidade do seu perfil e rede.
- Na seção Visibilidade do seu perfil e rede, clique em Alterar ao lado de Opções de visualização do perfil.
- Em Selecione o que outras pessoas veem quando você visualiza seu perfil, selecione para exibir sua foto, seu nome e título.
Onde e como acompanhar os resultados
Depois de seguir todas as dicas deste artigo você vai querer ter certeza de que investiu tempo em algo que está gerando resultados positivos para sua imagem profissional. É possível acompanhar métricas detalhadas mesmo nos perfis gratuitos do LinkedIn. Para isso, recomendamos que semanalmente você:
- Acesse seu perfil e vá até a seção Análise
- Clique no item “ocorrências em resultados de pesquisa”
- Na página seguinte, você poderá verificar não apenas a quantidade de vezes em que seu perfil foi exibido em resultados de buscas feitas no LinkedIn, em um período de sete dias, mas também quais foram as principais palavras que as pessoas digitaram na busca para chegar até o seu perfil, as principais empresas onde trabalham as pessoas que pesquisaram e cargos das pessoas que visualizaram seu perfil nos resultados de busca.
Com essas informações, você poderá otimizar seu perfil (por exemplo, alterando palavras-chaves) até que esteja sendo encontrado pelo tipo de pessoa com a qual deseja se conectar e que pode gerar oportunidades de negócios para você e seu escritório.
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