O formato do conteúdo influencia o engajamento no LinkedIn?

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, várias imagens no LinkedIn podem valer 150% mais. Um relatório produzido pela maior rede social profissional do mundo com base em comportamento e resultados obtidos pelos seus usuários, em 2021, mostrou que publicações com múltiplas fotos têm 150% mais alcance do que um post comum, com texto e apenas uma imagem. E se as imagens estiverem em um arquivo pdf, além de conseguir o efeito “arraste para o lado”, a postagem pode ter até 250% mais alcance (percentual que vale também para outros tipos de documentos publicados por usuários). 

Mas se imagens têm esse potencial de impulsionar a visibilidade do conteúdo de um perfil, qual é o efeito de publicar vídeos? De acordo com o LinkedIn, apesar de terem sofrido um declínio de alcance e engajamento em 2021, os vídeos ainda são o tipo de conteúdo mais compartilhados na rede. 

O comportamento dos usuários do LinkedIn, que resultou nessas estatísticas, reflete algo que se observa nas redes sociais como um todo. Um dos principais objetivos das todas as redes sociais é que os usuários passem maior tempo consumindo conteúdos oferecidos e interagindo na plataforma. Sendo assim, o tempo que um usuário gasta em uma publicação é uma das razões pelas quais todas as redes sociais, como o próprio LinkedIn, privilegiam conteúdo audiovisual (e no caso das imagens, publicações com mais de uma foto). Afinal, por menor que seja o tempo dedicado a um post no qual você “arrasta” as imagens para o lado ou um vídeo no qual você assiste os primeiros segundos, potencialmente, já será um tempo maior do que o seria dedicado a uma imagem simples ou até mesmo uma publicação sem qualquer atrativo visual. 

Por que vídeos e fotos geram engajamento? 

A resposta para essa pergunta é simples: vídeos e imagens chamam mais a atenção do usuário. Nós somos naturalmente atraídos pelo conteúdo visual. 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, e as imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido no cérebro que os textos. (Fontes: 3M e Zabisco). 

Por esse motivo, os conteúdos que contém mídia audiovisual são atraentes e podem ser também mais eficientes para compartilhar informações de maneira mais objetiva e dinâmica do que que um grande parágrafo sobre o assunto. O cérebro humano processa as imagens simultaneamente e os textos são processados em sequência. Por isso é mais rápido absorver as informações visuais.  

Marketing visual: por que funciona? 

Os elementos visuais diferenciam e criam uma identidade única, que causam impactos mais chamativos no público que consome o conteúdo, além de identificação e associação. Nesse processo englobam-se diversas técnicas do marketing digital, como storytelling e copywrititing, assim como identificação mais profunda com conteúdo. 

É importante ressaltar que não necessariamente os posts que contém imagem ou vídeo são garantia de sucesso no LinkedIn. Outros critérios, principalmente o interesse de outros usuários pelo tema da publicação, também são determinantes para atrair a atenção e as interações.

Fatos e dicas sobre posts com imagens e vídeos no LinkedIn  

  • Posts com documentos (em pdf, por exemplo) têm 250% mais engajamento. São uma boa opção para postar imagens com o efeito “arraste para o lado”. 
  • Publicações com múltiplas fotos alcançam 150% mais engajamento e podem ser interessantes para registrar eventos, por exemplo. 
  • A duração média dos vídeos publicados no LinkedIn em 2021 foi de 60 minutos. Porém, 60% dos vídeos tiveram menos do que 1 minuto.  
  • Publicar um vídeo nativo (ou seja, fazer upload do vídeo diretamente no LinkedIn) garante melhores taxas de engajamento. 
  • Vídeos de plataformas externas, como o Youtube, são considerados posts com links externos que podem ter até 70% menos alcance. 
  • A tela inicial influencia diretamente no engajamento do vídeo. Capriche na Thumbnail! 
  • Vídeos ao vivo (LinkedIn Live) recebem 20 vezes mais comentários e 6 vezes mais likes.