Captar leads é uma forma eficaz de conseguir informações e dados de contato de potenciais clientes para escritórios de advocacia. A captação de leads pode ser o primeiro passo para a conquista de um novo cliente, pois consiste em atrair pessoas que se interessam por assuntos relacionados aos serviços prestados. Ao obter o contato de pessoas, o escritório tem oportunidade de estabelecer um relacionamento mais direto com o potencial cliente, demostrando como pode suprir suas necessidades.
Captar leads não é comprar lista de e-mails ou obter dados de pessoas sem o consentimento delas, pois essa prática é vedada pela Lei Geral de Proteção de Dados vigente no Brasil. A estratégia de marketing voltada à captação de leads feita de forma ética estimula que potenciais clientes concedam suas informações de contato de maneira voluntária ao escritório de advocacia. Em geral, as pessoas cadastram seus dados em páginas criadas pelo escritório para acessarem um conteúdo do seu interesse e esse mecanismo torna ainda mais relevante o relacionamento que pode ser estabelecido entre o potencial cliente e o escritório.
[Estudo de caso] Captação de leads para escritórios de advocacia na prática
O marketing jurídico tem adotado diferentes estratégias de captação de leads para escritórios de advocacia e uma delas ajudou um escritório de médio porte, localizado no estado de Goiás, a conquistar mais de 1.000 contatos em 2022. Com forte atuação em Direito Imobiliário e Empresarial, o escritório apoia empreendimentos do setor com atuação consultiva, Defesa Administrativa, Due Diligence e emissão de opinião jurídica.
Antes de contar com o apoio da táLIGADO para gerir o marketing jurídico, havia uma carência de planejamento nas ações de marketing do escritório. Embora contasse com um planejamento estratégico consistente e uma plataforma de marketing robusta, o cliente não conseguia orientar as iniciativas de marketing aos objetivos do negócio. Com isso, as pessoas responsáveis pelo marketing jurídico imprimiam muito esforço e tempo em iniciativas que nem sempre geravam o resultado esperado.
Soluções de marketing para atração de potenciais clientes
A partir do direcionamento orientado planejamento estratégico do escritório, a táLIGADO ajudou o escritório a estruturar um plano anual das ações de marketing jurídico, definindo objetivos, metas e métricas. A partir daí, começou-se a elaborar ações específicas para momentos de potencial conversão de clientes. A nova estratégia preservou a estrutura de marketing na qual o escritório já havia investido, reorganizando as plataformas já utilizadas em um mecanismo de captação de novos contatos.
Sobretudo, houve uma reestruturação na linha editorial do escritório em diversos canais (online e offline, eventos etc.) com foco em conteúdos e abordagens que, de fato, gerassem valor para os potenciais clientes. Seguindo uma estratégia de segmentação adequada aos objetivos traçados pelo planejamento estratégico, o escritório passou ampliar sua visibilidade e a ganhar reconhecimento da sua autoridade com apoio das ações de marketing jurídico.
Resultados do marketing jurídico
Após um ano de trabalho, o escritório registrou 1.030 novos contatos de potenciais clientes para a sua base. No período anterior, o esse número havia sido de apenas 153 contatos captados. Outro efeito colateral notório do trabalho realizado foi o aumento de 99% no número de acessos ao site. Também houve o crescimento dos indicadores das redes sociais: a página do escritório no LinkedIn teve 1.150% mais visualizações e, no Instagram, 84.517 pessoas viram ao menos uma publicação do escritório após o primeiro ano da implementação da nova estratégia de marketing jurídico.
Por fim, foi preciso entender que a jornada do cliente do escritório passava por diversos pontos de contato, on-line e offline. Assim, a estratégia de comunicação foi alinhada para unificar a mensagem transmitida pelo escritório desde os eventos até mídias online, integrando os canais em uma estratégia editorial. Não obstante, o monitoramento de indicadores de sucesso da estratégia orientou o desenvolvimento de novas ações de marketing, bem como o envolvimento próximo de lideranças de desenvolvimento de negócio do escritório foi essencial para que toda a estratégia se mantivesse alinhada às oportunidades de mercado.
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