Em matéria publicada no jornal Meio & Mensagem, uma pesquisa realizada pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media apontou o crescimento de 7% nos investimentos em publicidade digital no Brasil. 

Ainda de acordo com a pesquisa, os setores de comércio, serviço e finanças foram os que mais investiram em publicidade digital em 2022. Juntos, esses três segmentos responderam por 54% do montante total. 

E o que isso tem a ver com os advogados e escritórios de advocacia? 

Os canais digitais explodiram durante a pandemia. Quem ainda não estava, entrou no digital. E quem estava, turbinou sua presença, produzindo ainda mais no meio. E isso levou a um crescimento gigantesco de conteúdo dentro de canais digitais como Google, Facebook, YouTube, Instagram etc. 

Vamos fazer um exercício? Pesquise o nome de 5 concorrentes seus e veja qual deles não faz absolutamente nada em canais digitais (inclua nessa pesquisa o site do escritório, as redes sociais etc.). Eu arrisco dizer que 4 em 5 concorrentes já estão produzindo alguma coisa no mundo digital. Independente se ainda estão começando, timidamente, ou se já produzem com robustez conteúdos semanais. 

Quanto mais gente, mais difícil se destacar 

Pense em um espaço que antes ficava vazio. Era fácil saber quem está dentro daquele espaço. Agora imagine esse espaço lotado. Ficou quase impossível saber quem está ali. E fica ainda mais difícil se destacar no meio de tanta gente. 

Porém, no mundo digital, há um recurso justamente para conseguir se destacar sempre que julgar necessário: os anúncios. Também conhecidos como tráfego pago, ads, dentre outros, os anúncios destacam o seu conteúdo dentro dos canais. E não somente isso. Eles destacam o seu conteúdo para um público específico que você definir.   

Novo Provimento do Código de Ética da OAB (205/2021) permite o uso de impulsionamentos e tráfego pago 

Durante muitos anos, os advogados tinham receio de usar o recurso do tráfego pago justamente por não ser algo que estivesse regulamentado pela OAB. Na verdade, ele não era proibido, mas também não era claramente permitido. Gerando receio e temor quanto a seu uso. Mas isso mudou a partir do provimento 205/2021 do Código de Ética da OAB. 

Por ser uma decisão razoavelmente recente, a maioria dos escritórios ainda abre mão deste recurso em seu mix de ações de marketing. Seja por desconhecimento das técnicas e ferramentas, seja por ainda estarem dedicando tempo e esforço para outras ações, como a entrada nas redes sociais ou mesmo a atualização do site institucional. 

De qualquer forma, aos poucos, o tráfego pago vai entrando na realidade de cada vez mais escritórios. Aqui na @taLIGADO Comunicação, vimos um grande aumento no interesse dos nossos clientes em acrescentarem esse recurso em seu mix de marketing.  

Saímos de um cenário onde 100% dos escritórios não utilizavam esse recurso (até por questões como o Código de Ética da OAB) para um em que a maioria dos nossos clientes hoje já fazem impulsionamentos ou Google Ads. 

Alguns cuidados: copy exagerada e anúncios de serviços em redes sociais 

Porém, nem tudo são flores. É preciso tomar alguns cuidados na hora de criar uma campanha de tráfego pago. 

A primeira precaução é saber que algumas comunicações podem ser feitas em determinados canais. E outras, não. Por exemplo: é vedado o anúncio de serviços em redes sociais. O entendimento é que, nas redes, um anúncio de serviço estaria interrompendo a navegação da pessoa. Já no Google, caso a pessoa tenha buscado por palavras-chave que levem até o seu serviço, isso não seria considerado uma infração. Afinal, você está entregando algo que ela busca genuinamente. 

Outro cuidado importante é com os textos dos anúncios. Com a disseminação de técnicas de escrita conhecidas como copy, não é raro um profissional exagerar na tinta com o intuito de ser persuasivo, instigante etc. Em outros mercados isso pode até ser benéfico, porém, quando falamos de marketing jurídico, todo cuidado é preciso. 

Principalmente em elementos chave como os botões de Call to Action (CTA) e nos títulos. Evite palavras e expressões no imperativo. Evite também expressões que instiguem os usuários ao litígio. Isso é expressamente vedado.  

Exemplos de como usar os recursos do tráfego pago no seu marketing 

Por ser um tema muito novo, nem todos sabem como utilizá-lo. Abaixo separei algumas ideias de ações de tráfego pago que podem impulsionar o seu negócio, sem ferir o código de ética da OAB.  

Anúncios de serviço no Google (Google Ads) 

É possível anunciar a página de determinado serviço do seu negócio no Google. Desde que você tome alguns cuidados, como evitar o estímulo ao litígio e evitar expressões que induzam a pessoa a realizar uma ação. 

A ideia aqui é muito mais conduzir a pessoa que fez uma busca sobre um serviço como o que você oferece, do que puxar ela até o seu site. 

Pense sempre na analogia do “vendedor de loja chato” versus um guia de passeio turístico. O vendedor de loja chato estará o tempo todo tentando te vender algo. O guia do passeio está ali somente para guiá-lo, apresentando coisas que possam ser interessantes para você. Se você perguntar ou pedir algo para ele, ele certamente lhe atenderá. Mas a função básica dele ali é ir te conduzindo e apresentando elementos que sejam interessantes para você. 

Anúncios/impulsionamentos de conteúdos úteis nas redes sociais (Social Ads) 

Essa é outra forma de usar os recursos do tráfego pago, sem infringir nenhuma regra da OAB. Consideramos conteúdos úteis os conteúdos informativos. Ou seja: conteúdos que ensinam algo, que alertam para alguma situação, que tratam de alguma dúvida que o seu potencial cliente tenha. 

Assim sendo, os conteúdos úteis ajudam a sua audiência de alguma forma. Seja para alertar sobre algo, seja para ensinar um passo a passo de algo básico para o operador do direito, mas extremamente válido para o seu potencial cliente. 

Divulgação de eventos (Google Ads / Social Ads) 

Eventos são ótimas oportunidades para você entregar um conteúdo de qualidade para uma audiência igualmente qualificada. Porém, nem sempre é fácil encontrar as pessoas certas para o seu evento.  

É nessa hora que os anúncios fazem um papel fundamental juntando um produto de qualidade para uma audiência qualificada. 

Você pode divulgar um anúncio no Google que direciona a pessoa para uma página de inscrição. Ou, em casos específicos como o LinkedIn, você pode criar o evento dentro da própria rede e chamar suas conexões. E ainda pode impulsionar o evento dentro do LinkedIn. 

E neste caso, você também não estará infringindo nenhuma regra do novo provimento do Código de Ética da OAB. 

Agora que você já viu como pode turbinar a divulgação do seu negócio, alguma das três opções acima faz sentido para o seu negócio? 

Me conte aqui nos comentários, por favor.