Desde a metade da primeira década dos anos 2000, CEOs e executivos de alta liderança de grandes empresas (no Brasil inclusive) estão cada vez mais ativos nas redes sociais. A pesquisa “Socializing Your CEO: From Marginal to Mainstream” mostrou que 88% dos CEOs das 50 maiores empresas do ranking das 500 maiores da revista Fortune tem presença constante no mundo digital. Já no Brasil, um estudo realizado pela ECCO International Communications com as 20 maiores companhias em mais de 20 países mostrou que um aumento de 55% em perfis ativos de altas lideranças no LinkedIn.
A presença de executivos na rede social profissional contribui para a construção de sua imagem profissional, que é naturalmente associada ao posicionamento da marca institucional. Portanto, o marketing pessoal das lideranças atua em favor da construção e da percepção que se tem da empresa na qual atua.
Nos últimos anos, esse movimento também tem se dado de maneira acelerada em escritórios de advocacia, em especial após a pandemia. Acompanhando o mercado jurídico desde 2017, notei que naquele momento que as pessoas precisaram ficar distantes e isoladas umas das outras, o LinkedIn foi o ambiente que proporcionou a manutenção do networking. Ou seja, foi por meio da rede social profissional que as conexões e oportunidades profissionais se apresentaram para a advocacia.
Mesmo depois da retomada dos encontros presenciais, advogadas e advogados não abandonaram o hábito do networking digital. A presença de sócios e sócias de escritório, cada vez mais, vem sendo relevante e fazendo um papel importante no desenvolvimento de negócios na advocacia. Afinal, a forma de fazer negócios em escritórios de advocacia é muito relacional e o networking online amplia possibilidades de estabelecer relacionamentos profissionais estratégicos (especialmente por meio do LinkedIn).
Em uma estratégia de marketing que apoia o desenvolvimento de negócios, faz muito sentido que as lideranças do escritório coloquem suas marcas pessoais a serviço do desenvolvimento de negócios. Para isso, o LinkedIn pode ser um meio simples e prático para estabelecer relacionamentos estratégicos e manter um networking ativo todos os dias.
Essa tendência, na verdade, já é realidade. Mas que vai continuar sendo tendência. Porque o mercado jurídico vai ver cada vez mais esse movimento acontecer.
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