Os títulos, além de serem atrativos e chamar a atenção da audiência, eles ajudam em uma série de quesitos técnicos, como: ter mais visibilidade no Google, ajudam em indicadores de redes sociais etc.
Dessa forma, podemos dizer que o papel do título no seu texto:
- é a porta de entrada para o seu conteúdo.
- quanto mais atrativo, mais as pessoas tenderão a querer entrar e permanecer.
- a função básica do título é captar a atenção do leitor.
Diferente do que pensávamos, o título vai além de ser um resumo do que está escrito no texto. Hoje em dia, o papel primordial de um título é atrair a atenção das pessoas. Ele é a porta de entrada para o seu conteúdo.
Ainda mais hoje em dia, onde a atenção das pessoas está cada vez mais dispersa. E o tempo que temos para chamar a atenção delas, é cada vez mais curto.
Assim, uma vez capturada a atenção, a pessoa continuará consumindo o seu conteúdo. E isso evita que, um conteúdo super bem produzido e relevante para as pessoas, deixem de ser consumido por falta de um estímulo ao primeiro contato com aquele material (que geralmente é o título).
Onde usar títulos certeiros?
É importante ressaltar que essa técnica que veremos, ela pode ser usada sempre que necessário. Porém, vale lembrar, que ela é fundamental quando falamos de: blogpost e/ou notícias, e-mails e newsletters, vídeos no YouTube e redes sociais em geral.
Blogpost/notícias
- aumenta a conversão.
- diminui a taxa de rejeição.
- aumenta o acesso a artigos e notícias.
E-mails/newsletters
- aumenta a taxa de abertura.
- aumenta a taxa de cliques.
- diminui descadastros.
YouTube
- aumenta o engajamento dos vídeos.
- aumenta o acesso dos vídeos.
- aumenta os cliques nos vídeos.
Redes sociais
- aumenta o engajamento dos perfis.
- aumenta a taxa de cliques.
- pode aumentar o redirecionamento de acesso a conteúdos externos.
Por que é importante ter um título certeiro?
Como falamos antes, vivemos um período de abundância de informação que recebemos todos os dias. Por vários meios. Às vezes nem mesmo abrimos o celular e a nossa tela já está cheia de notificações. Uma verdadeira avalanche de informação.
O nosso cérebro precisa fazer uma seleção, pois não temos capacidade de armazenamento e processamento para todos os estímulos que recebemos.
Nesse cenário, com essa necessidade de fazer essa seleção do que ele vai absorver, o que vai processar, o que vai armazenar, o seu cérebro naturalmente vai direcionar a sua atenção para aquilo que para ele (cérebro) parece mais relevante. Mais urgente, mais oportuno etc.
Alguma questão que tenha muita relevância naquele momento. E isso passa, também, por escolher as palavras corretas para ativar no cérebro essas percepções de quem estiver lendo, assistindo ou acessando um material.
Com tantas coisas para fazer e tanta informação disponível, o nosso cérebro primitivo ativa o seu instinto de sobrevivência e faz a seguinte pergunta: será que vale a pena gastar meu tempo consumindo esse conteúdo?
Evite clickbait
Os clickbaits são aquelas chamadas que parecem que é uma coisa, mas quando a pessoa acessa o seu conteúdo, na verdade trata-se de uma outra coisa.
Geralmente são chamadas muito apelativas e que não tem uma relação direta com aquilo que você está oferecendo ou aparecendo no conteúdo.
Importante: uma coisa é utilizar a criatividade (dependendo da linguagem, do perfil do escritório), você usar um pouco de irreverência. Outra coisa é trazer um título chamativo, apelativo que vai fazer com que o seu email, o seu artigo etc. tenha uma alta taxa de cliques, mas que no segundo seguinte vai frustrar a pessoa.
Porque aquele conteúdo que ela está cessando não traz a informação ou o conteúdo que ela esperava, que estava evidente naquela chamada.
Portanto, evite o clickbait pois ele pode trazer para o seu escritório:
- descrédito.
- taxa de rejeição mais alta nas redes sociais, site etc.
- esvaziamento da lista de contatos por email.
Onde as pessoas mais erram na hora de criar um título?
Geralmente, pelo que vemos aqui no dia a dia da táLIGADO Comunicação, vemos três grandes erros na hora de criar um título:
1) Títulos muito longos
Isso vai de encontro com o que a internet recomenda. O texto escrito precisa entregar a informação da forma mais objetiva possível. Quanto mais enxuto, melhor.
2) Títulos muito técnicos
Esses aparecem com alguma frequência. Além de dificultar a pessoa que você quer que acesse aquele material, é o clássico exemplo de conteúdo altamente relevante que se você consumir o conteúdo ele tem muita informação relevante.
Mas, muitas vezes, essa mensagem acaba não chegando para o público alvo porque a pessoa simplesmente não entende o título. Ou não se conecta com o título.
3) Títulos desconectados da persona
Quais são os termos que a sua persona ou público-alvo usa no dia a dia. Quais expressões? Isso é importante estar refletido no seu conteúdo para que ele possa atrair a atenção da persona e gerar conexão.
Modelos para títulos certeiros
Fizemos algumas fórmulas, modelos, para vocês exercitarem os seus títulos certeiros.
1) Persona + notícia + área de atuação
A ideia é que o seu título contenha a persona que você busca alcançar. A notícia que você busca informar. E a área de atuação da persona.
A ideia é mostrar que o seu conteúdo é feito para a pessoa que está lendo.
2) Tema + chamariz
A ideia aqui é que o chamariz tenha um caráter de urgência ou de escassez. Esse modelo funciona bem quando estamos falando sobre temas que estão em alta.
E daí você traz um chaamriz que aponta para um caminho que se destaque do que o restante das pessoas está falando.
3) Perguntas/respostas
Quem não gostaria de ter suas perguntas respondidas? Aqui, uma boa ideia é: colocar a própria pergunta, do jeito que as pessoas fazem, já no título do seu conteúdo.
4) Listas e números
Listas e números ajudam a chamar a atenção. Aqui também é possível juntar listas e números com persona, área de atuação, etc.
Exemplos de títulos que convertem
Exemplo 1: 5 questões da reforma tributária que diretores jurídicos de academias devem estar atentos.
Exemplo 2: Decisão do STF afeta estabelecimentos que circulam mercadorias entre os mesmos titulares.
Exemplo 3: 4 aspectos da LGPD fundamentais para negócios do setor de hotelaria.
Exemplo 4: Como hotéis devem tratar os dados dos hóspedes para não infringir a LGPD.
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