Produzir conteúdo é um dos maiores desafios para qualquer escritório de advocacia. Entender o tom, o formato e o que falar para o seu potencial cliente é um exercício essencial para fazer a marca crescer.
Mais do que isso: entender os diferentes formatos de conteúdo vai ajudar o seu negócio a ter mais sucesso. Isso porque, dependendo do nível de consciência do seu potencial cliente, cada conteúdo vai fazer mais sentido para ele.
Por exemplo: posts em redes sociais, no geral, funcionam muito bem para quem está aprendendo sobre algo. Também funcionam para aproximar marcas de potenciais clientes.
Porém, existem conteúdos que são muito específicos para quem já está pronto para contratar o seu serviço. Esse tipo de conteúdo não faz muito sentido estar nas redes, pois provavelmente ele é mais denso, mais elaborado. Esse tipo de conteúdo combina mais com webinars, com apresentações comerciais etc.
Neste texto, vamos trazer algumas ideias de conteúdo de marketing para que você tenha mais opções na hora de colocar no papel todo o conhecimento e background que você tem sobre o seu negócio.
Outro ponto que nos motivou na produção desse material era que ele fosse o mais mão na massa possível. De forma que você possa ler o artigo e já aplicar na estratégia de conteúdo do seu negócio.
Importante frisar: não existe fórmula mágica com a qual você faça alguma coisa e o cliente te ligue no dia seguinte. Mas existe um método, que, ao ser aplicado, ajuda muito o seu negócio a prosperar.
Produzir conteúdo é só fazer post nas redes sociais?
A resposta simples para essa pergunta é não. Mas, todavia, produzir conteúdo para as redes sociais é parte sim da produção de conteúdo do seu negócio. As redes sociais acabam recebendo um foco maior (e não necessariamente isso é positivo) pois é o que todo mundo consegue ver.
Porém, existem outros canais a serem explorados que eu considero tão importantes quanto ter uma presença nas redes sociais. Mas isso deixaremos para um outro artigo.
Eu preciso publicar todos os dias?
Se você tiver tempo, talvez sim. Mas a ideia aqui é lhe ensinar a otimizar o seu tempo. Ou seja: que você consiga, ao invés de fazer um, dois ou três posts, fazer uma publicação memorável. Ou seja: a criar conteúdo relevante. E esse conteúdo relevante pode ser criado de diversas formas.
Produção de conteúdo exige que você conheça o perfil do seu cliente
É muito importante que o advogado ou o gestor, conheça o perfil do cliente dele. E o que é conhecer esse perfil do seu cliente? Não é só saber se ele é um diretor, o responsável pelo departamento jurídico da empresa ou se é o dono do negócio.
Todas essas são pessoas diferentes. E é necessário que a gente conheça o perfil dessas pessoas para que a gente possa criar o conteúdo mais assertivo possível para essas pessoas.
E o que queremos dizer com esse “conhecer o cliente”? Não é só saber quantos anos ele tem. Ou qual é o cargo dele? É, principalmente, saber quais são os anseios desse cliente. Quais são as dúvidas que ele costuma ter? Quais dores ele costuma ter? Como ele consome conteúdo?
A questão aqui é fundamental que a gente conheça para quem a gente produz esse conteúdo. E para entender melhor o perfil da pessoa que você quer atingir, você pode utilizar três recursos:
- O seu entendimento sobre esse potencial cliente (final, ninguém melhor do que você para saber sobre o seu cliente)
- Pesquisa própria (ou seja, você mesmo elabora uma pequena pesquisa e envia para um grupo de pessoas com esse perfil)
- Pesquisas de mercado (essas serão mais amplas, mas talvez ajudem com um ponto de partida)
O que exige uma boa produção de conteúdo?
Aqui na táLIGADO Comunicação, separamos a produção em quatro pilares:
- estratégia;
- método;
- planejamento;
- análise de dados.
Ou, se preferir, podemos dividir assim:
- O que eu preciso fazer?
- Como eu vou fazer?
- O fazer em si;
- Análise do que estou fazendo (enquanto estou fazendo).
Conteúdo 1: ENTREVISTAS
A primeira dica de produção de conteúdo é um dos formatos que nos trazem resultados aqui na táLIGADO Comunicação: as entrevistas.
Essas entrevistas são respostas ao seu potencial cliente sobre temas que façam sentido para o seu potencial cliente.
Esse conteúdo geralmente é fácil de produzir. Pode ser gravada no Zoom, por exemplo. E você pode, depois, recortar essa entrevista em trechos menores, caso queira.
Entrevistas são conteúdos de alto valor!
Elas são consideradas conteúdos de alto valor porque elas reforçam a sua autoridade. Isso acontece porque, primeiro, ela humaniza. Ela dá o seu rosto àquele tema. Em segundo lugar: gera empatia com o cliente.
E justamente por ser fácil de produzir, ela tem alta taxa de alcance nas redes. São materiais que você vai conseguir aproveitar em pílulas de conteúdo, Reels, Stories, Shorts etc.
É um material de alcance e consumo muito alto. Essas entrevistas também são ótimas para divulgar eventos e materiais ricos.
Conteúdo 2: NOTÍCIAS
Esse é, provavelmente, o formato mais difundido e famoso da internet. Justamente por ser extremamente popular, as notícias acabam tendo um baixo valor para o seu potencial cliente.
Ex: temos uma nova norma recém promulgada. Todos os portais de notícias vão falar sobre isso. Ou seja: essa informação está muito disponível. Portanto, não há nada de muito exclusivo se você pegar essa notícia e replica no seu site ou nas suas redes sociais.
Qual é a grande sacada que você pode fazer a partir de uma notícia? A notícia tem muito potencial para ser melhorada. Ela passa a ganhar muito valor quando um profissional adiciona comentários próprios ou recomendações.
Exemplo: temos uma nova norma, dentro do direito tributário, que pode adicionar vantagens x e y para os seus clientes.
Ou seja: você vai falar sobre a mesma notícia, mas ela virá com o acréscimo do seu comentário ou recomendação. E isso será costurado com as dores e anseios dos seus clientes.
Uma vez produzido esse material, ele tem potencial para ser transformado em outros materiais, como um ebook, uma pílula etc.
Conteúdo 3: CASO CONCRETO
Para entendermos a análise de caso concreto, vamos começar a explicação com um exemplo. Aqui na táLIGADO Comunicação, temos um escritório que é muito atuante em grandes projetos de infra-estrutura e grandes parcerias público-privadas.
Esse cliente dificilmente vai dar a notícia. Pois, não é do dia a dia dele. As publicações dele são direcionadas para grandes empresas que trabalham em grandes projetos de infra-estrutura no Brasil inteiro. E fora do Brasil também.
O que é mais chamativo para o caso desse cliente? É justamente fazer uma análise de cada grande caso desses projetos de infraestrutura que eles trabalharam. Eles mostrarem como é feita aquela modelagem jurídica para todo um projeto de infra-estrutura.
E isso atrai muito a atenção do possível cliente dele, porque é um caso muito específico. Esse cliente não está em busca do “grande público”. Ele não precisa atingir um número enorme de pessoas. Ele quer atingir as pessoas certas.
E através da análise desses casos, ele consegue mostrar o trabalho dele de uma maneira que gera identificação, com esse potencial cliente, e isso pode trazer um engajamento imediato.
Dessa forma, muitas vezes, uma empresa pode estar buscando uma licitação, ou buscando uma assessoria jurídica para participar daquele edital e ela acaba vendo nas redes do escritório que ele tem uma expertise gigantesca que se encaixa com o que ela busca.
Então, essa análise que o escritório fez é muito boa para esse tipo de conteúdo.
Qual é o problema de fazer análise de caso concreto? É que essa produção pode ser complexa. Dependendo do escopo do projeto que o escritório trabalha, a produção desse material pode muito dos advogados envolvidos no projeto. E, consequentemente, demandará também da equipe de marketing/comunicação que ficará à frente da produção das peças.
Conteúdo 4: CONTEÚDO EDUCATIVO
Conteúdo educativo é qualquer conteúdo que tenha o intuito de explicar algo para seu público. Esse tipo de conteúdo tem um poder enorme de atração de pessoas que estão buscando sobre esse tema.
Mais do que atrair pessoas interessadas no tema, ele reforça o relacionamento com o seu cliente atual. Pois, mesmo que uma empresa já seja sua cliente, quando você produz um conteúdo que fala sobre uma dor, um problema ou uma dúvida que ela tenha, você reforça essa relação. Você faz ela se lembrar de você como um parceiro estratégico de negócio.
Em outros casos, esse conteúdo pode ser a fagulha que faltava para você realizar uma nova venda ou, até mesmo, um upsell dentro daquele cliente.
Mas é importante que esses conteúdos sejam bem costurados. Pois, não adianta você falar de tudo e não se aprofundar em nada. Portanto, você precisa saber muito bem para quem você está falando e como você vai falar.
O conteúdo educativo pode ter vários formatos. É aqui que entra, por exemplo, o artigo, um Reels para o Instagram, um carrossel para o LinkedIn etc.
Portanto, o conteúdo educativo é fundamental para atração, como reforço no relacionamento com o seu cliente.
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