Você sabia que a base de crescimento do LinkedIn, bem como de outras redes sociais, é fundamentada na teoria dos Six degrees of separation (Seis graus de separação)?
Eu vou explicar como funciona: esse estudo científico realizado na década de 60 defende que cada pessoa está à distância de, no máximo, 6 contatos de qualquer pessoa do mundo. Um estudo mais recente realizado pelo Facebook indica que apenas são precisos, em média, 3,5 laços de amizade para alguém conseguir conectar-se com qualquer pessoa do mundo, o que demonstra que as redes sociais encurtam as ligações e aproximam as pessoas.
Uma rede de contatos de qualquer usuário do LinkedIn é composta por conexões de 1.º, 2.º e 3.º grau, cuja identificação aparece à frente do nome do usuário (exemplo: Karina Almeida • 1º).
Para explicar de forma sucinta, as conexões de 1º grau correspondem à amplitude de uma rede de contatos e resultam da aceitação de um convite de conexão. Já as de 2º grau são as conexões diretas das suas conexões de 1º grau e as conexões de 3.º grau são aquelas diretas das suas conexões de 2º grau. O mais legal do LinkedIn é a possibilidade de você conseguir manter contato com diferentes tipos de conexão, profissionais de diversas áreas e empresas, tornando possível encontrar boas oportunidades, divulgar seu trabalho e fazer networking.
Por isso, gerenciar a sua marca pessoal é cada vez mais importante em todas as etapas da sua carreira. Expandir a sua rede no LinkedIn é, antes de tudo, escolher a melhor forma de se posicionar.
Você pode se aprofundar mais no assunto assistindo ao vídeo abaixo:
MAS AFINAL, COMO TURBINAR SUA REDE DE CONTATOS NO LINKEDIN?
1) Estruture sua rede de conexões de 1º grau
Convide pessoas que você já conhece. Colegas de classe, colaboradores, ex-colaboradores, parceiros e clientes, assim, suas conexões de 2º e 3º grau aumentarão mecanicamente. A rede de contatos influencia o posicionamento do perfil na rede, ou seja, quanto mais contatos uma pessoa tiver, maior a frequência e destaque do perfil nos resultados de pesquisa. Mas lembre-se: isso não significa sair por aí adicionando pessoas desconhecidas. As conexões precisam ser reais de uma rede de afinidades, objetivos e valores compartilhados.
2) Acompanhe e interaja com profissionais e empresas que combinam com você
Acompanhe o que as outras pessoas estão publicando na plataforma. O ideal é interagir, curtindo e comentando os conteúdos. Dessa forma, você apresenta seu ponto de vista e ideias e pode aumentar seu círculo de contatos.
Aproveite ainda para participar das comunidades do LinkedIn de temas correlatos com sua área. É uma forma de ficar por dentro das tendências do seu nicho e também de fazer novas conexões.
3) Participe de grupos e explore o recurso das hashtags que você segue
O recurso de seguir hashtags vem sendo muito encorajado pela rede social e com ele você pode ver conteúdos de pessoas fora da sua rede que publicam sobre o tema da hashtag. Você pode seguir quantas hashtags quiser, mas acompanhar aquelas que tenham um conteúdo com relação direta sobre aquilo que você posta dá mais chance de conectar-se com pessoas do público desejado para sua rede de contatos. Participar de grupos do seu interesse ampliam oportunidades de networking e esses são ótimos espaços para ficar por dentro de tendências e inovações, conseguir bons insights para produzir conteúdo, além de render novas conexões importantes.
4) Produza conteúdo e deixe seu perfil sempre atualizado
Divulgue seu conteúdo, comente tópicos atuais, mostre o que você sabe. É importante deixar tudo atualizado sempre, quando você começa a criar várias conexões e ter presença na rede, as pessoas vão começar a entrar em seu perfil para ver quem é você e quais são seus projetos.
5) Personalização
O LinkedIn encoraja o networking sugerindo aos usuários o envio de mensagens à sua rede de contatos em diferentes circunstâncias, tais como, no envio de um convite de conexão, na comemoração de um aniversário ou no pedido de recomendação. Aconselho você a personalizar essas mensagens que são sugeridas pela plataforma, de forma a construir confiança, adicionar valor e motivar o diálogo e a partilha com a sua rede de contatos.
6) Recomendações
As recomendações recebidas de clientes, colegas de trabalho ou colaboradores são a prova e confirmação social das competências, ética do trabalho e conhecimentos de um usuário do LinkedIn. Elas contribuem para o aumento da credibilidade de uma marca pessoal, além de aumentar o nível de influência na rede social. Quanto mais positivas forem as recomendações, maior a probabilidade de o usuário conseguir impulsionar o perfil na rede.
7) Deixe um comentário com substância
A dica é fazer comentários interessantes e envolventes. O objetivo é manter a conversa em andamento. Uma ótima maneira de fazer isso é deixar uma pergunta no comentário. Existe alguma coisa que não foi entendida, gostaria de saber mais sobre o assunto do post, ou acha que poderia ser analisado por um ângulo diferente? Comente sobre o que outras pessoas já comentaram e mantenha um diálogo!
O QUE OS CASOS DE SUCESSO TÊM EM COMUM
Quanto mais eficaz for a gestão de marca pessoal, maior o sucesso e realização pessoal e profissional.
Aqueles que gerem a sua marca pessoal no LinkedIn demonstram que a rede social é uma ferramenta valiosa para a gestão de marca pessoal e de carreira on-line.
Os benefícios dessa gestão dependem de vários fatores, como por exemplo, a estratégia de marca pessoal definida, o tempo investido na rede e a intensidade de utilização das funcionalidades do LinkedIn.
É sempre importante destacar que ter um perfil no LinkedIn e visitar a conta regularmente não é suficiente para tornar uma marca pessoal relevante, atrativa e diferenciada.
Antes de criar uma estratégia de marca pessoal no LinkedIn o usuário deve estabelecer os objetivos a atingir com a rede, definir o público-alvo que lhe vai permitir concretizar esses objetivos e trabalhar a sua mensagem e estratégia direcionada para esse público.
Uma estratégia deve começar pelo:
- preenchimento e otimização do perfil, uma vez que o perfil é o cartão de visita da plataforma.
- depois, deve ser criada uma estratégia de networking que permita a construção de uma rede de contatos relevante, onde sejam estabelecidos relacionamentos e ligações com a mesma.
- por fim, deve ser criado um plano de produção de conteúdos para que o utilizador obtenha mais visibilidade e notoriedade.
Estas três estratégias combinadas contribuem para melhorar o posicionamento da sua marca pessoal e obtém maior notoriedade dentro do seu setor, o que resulta em mais oportunidades de negócios que ajudam na gestão eficaz da sua marca pessoal e na progressão de carreira.
Isso porque quanto mais controle você tiver sobre sua rede, quanto mais homogênea e relacionado às suas autoridades, mais efetivos serão os resultados das suas postagens, pois será mais fácil determinar para quem você é relevante.
Comentários