LINKEDIN: PERFIL GRATUITO X PERFIL PAGO

“Vale a pena assinar o LinkedIn Premium?” 

Durante todos esses anos que trabalho com Marketing Jurídico, essa é uma das dúvidas que mais recebo sobre a rede social profissional.  

Para responder a sua pergunta, vou explicar neste artigo o que é LinkedIn Premium, quais são os planos mais indicados e os recursos disponíveis. Continue lendo para conferir!  

O que é o LinkedIn Premium? 

O LinkedIn Premium é uma versão paga da sua conta na plataforma. Ao optar por assinar essa opção, você tem acesso a mais serviços na rede. Entre eles destaco a visualização de outros perfis de forma ilimitada, os destaques em candidaturas, envio de mensagens inbox para pessoas que não fazem parte das suas conexões, estatísticas sobre empresas, cursos profissionalizantes e muitos outros. 

Essa versão apresenta benefícios divididos em diferentes planos: Career, para aqueles que buscam oportunidades de emprego; Business, para quem deseja buscar novas conexões e promover seus negócios; Sales, para gerenciamento de leads e ferramenta de vendas; e Recruiter Lite, para encontrar candidatos para as vagas disponíveis por uma empresa. 

Na figura abaixo você consegue conferir mais detalhes sobre cada plano: 

Fonte: Linkedin 

Muitos escritórios de advocacia aderem ao plano “Business”, que objetiva ampliar a rede de conexões para ganhar mais visibilidade no mercado, otimizando sua reputação na respectiva área ou promovendo seu próprio negócio.  

Agora que você conhece a diferença dos planos, será que todos esses recursos extras valem a pena o investimento? 

Não existe certo ou errado, não existe sim ou não para essa resposta. A minha principal dica é: tudo vai depender dos seus objetivos e da forma como pretende utilizar a ferramenta. 

Analise qual plano se encaixa mais com suas necessidades no momento. Existe o que cabe para o seu caso. Por isso, trago aqui informações para te ajudar a tomar essa decisão: 

  • Você deseja aumentar seu networking tendo a possibilidade de enviar mensagens para pessoas que ainda não fazem parte da sua conexão? 
  • Tem a curiosidade de saber quem visualizou o seu perfil nos últimos 90 dias?  
  • Quer ter acesso aos cursos do LinkedIn Learning? Os cursos oferecidos pela plataforma vão te ajudar a se aprofundar nos temas de seu interesse e potencializar seu perfil; 
  • Quer realizar pesquisas de forma ilimitada e salvar os filtros? Com a conta básica, o LinkedIn pode parar de mostrar o resultado. 
  • Precisar usar o LinkedIn como sua principal ferramenta para encontrar potenciais clientes? 
  • Quer obter informações sobre o crescimento da empresa e tendências de contratação? 
  • Tem a necessidade de usar os créditos do InMail? 

Se a sua resposta foi “sim” para a todas as perguntas feitas anteriormente, o LinkedIn Premium pode ser a plataforma ideal para te ajudar na conquista dos seus objetivos.  

Além disso, independente da opção, o que você precisa ter em mente é se você tem disposição e tempo para investir na rede. Em entrevista ao site na Prática, o diretor regional do LinkedIn para a América Latina, Milton Beck afirma: “o ideal é que o usuário entre todos os dias na plataforma, compartilhe artigos e notícias, pelo menos, três vezes por semana, e publique, pelo menos, duas vezes ao mês”.  

Se você se interessou pela versão paga da plataforma, é possível experimentar todos os planos Premium gratuitamente por 30 dias. Para isso, é preciso informar os dados bancários de pagamento — nenhuma transação será efetuada até o fim dos 30 dias de teste. O usuário que cancelar durante o período experimental não será cobrado. Nesse caso, uma opção interessante é utilizar o período gratuito para conhecer os recursos e entender se eles estão de acordo com as suas necessidades. 
 
Falo mais sobre o assunto no vídeo abaixo: