O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, por esse motivo é indispensável o seu uso para encontrar clientes e prospects, assim como, estabelecer bons relacionamentos. 

Mas qual a melhor maneira de captar novos clientes?  

Ao fazer essa pergunta para os renomados escritórios de advocacia em que trabalhamos, a resposta é unânime: as indicações, os relacionamentos, o networking dos sócios e das pessoas que trabalham no escritório são sempre. O relacionamento está sempre mas está sempre entre as duas, três principais fontes de captação de clientes. Estabelecer relacionamentos gera negócios. 

A resposta dessa pergunta serve tanto para vida real, como dentro do LinkedIn. 

A plataforma oferece maneiras de estimular esse relacionamento sem fazer a oferta direta de serviços que é proibida pela OAB. 

Começando pelas funcionalidades e o algoritmo da rede. A missão do LinkedIn é conectar compradores e vendedores com base em relacionamentos, ao citar isso como missão das suas soluções de marketing, significa que a plataforma está desenvolvida para alcançar esse objetivo. 

O algoritmo funciona de uma maneira que visa ajudar a impulsionar os relacionamentos que a gente quer estabelecer no LinkedIn visando como resultados oportunidades de negócio, oportunidades de clientes e conexões. A inteligência artificial que compõe o algoritmo do LinkedIn está preparada para impulsionar pessoas que usam a plataforma com esse foco e dessa maneira, ou seja, cultivando relacionamentos. Através dela o linkedin desenvolveu uma ferramenta para facilitar esse processo: 

Social Selling Index (SSI) 

A ferramenta conhecida como SSI, tem como funcionalidade oferecer o índice de potencial de venda do seu perfil no LinkedIn em que foi desenvolvida com base em comportamento de vendedores dentro da rede.  

Grandes empresas, principalmente empresas que vendem produtos de tecnologia, usam o LinkedIn como uma forte ferramenta de venda. No qual os times de venda usam essa solução chamada Sales Navigator como uma maneira de usar o LinkedIn com foco em venda.  

LinkedIn criou uma ferramenta de Sales Navigator com base no comportamento dos melhores vendedores, de um grupo de bons vendedores, para apontar o potencial de venda de todo e qualquer perfil dentro do LinkedIn. No qual, dependem se você pode ter ou não um movimento de venda mais ativo. 

O SSI é formado por quatro indicadores e cada um desses indicadores representa 25% de uma nota que pode chegar até 100%. 

Dentre esses indicadores, um se chama cultivar relacionamentos. O indicador cultivar relacionamentos representa 25% do seu potencial de venda, está não só na missão, mas se apresenta como configuração da plataforma. 

É possível entender um pouco mais sobre essas ferramentas em um curso de venda oferecido dentro de uma outra plataforma do próprio LinkedIn:  LinkedIn Learning, que dá esse gráfico da matriz de confiança e explica um pouco porque os relacionamentos são importantes para gerar essa conexão de confiança com as pessoas dentro da rede.  

É importante pensar no LinkedIn como um reflexo do comportamento que a gente tem fora da internet. No qual a credibilidade é um eixo dessa matriz de confiança, mas quando a gente alia a credibilidade e a conexão, ou seja, a confiança profissional, ou seja, esse reconhecimento histórico profissional, o currículo que essa pessoa tem, a trajetória que ela construiu às vezes ao longo de décadas na advocacia ou na magistratura alinhando  isso à confiança, à conexão pessoal e aos relacionamentos que se estabelecem dentro do LinkedIn, é possível chegar nessa zona ideal de vendas, no qual, é possível impulsionar essa confiança profissional e essa credibilidade estabelecendo relacionamentos e fazendo conexões estratégicas e de valor dentro do LinkedIn. 

O histórico profissional e currículo, é de extrema importância, mas ao se tratar de uma rede social profissional, a gente adiciona-los á relacionamentos para que assim consiga ter um potencial maior de gerar negócios dentro do LinkedIn.  

Estudos apontam que são 45 mil pessoas, 45 mil relacionamentos que os sócios e escritórios de advocacia podem criar, podem estabelecer e é através do SSI e outras ferramentas da plataforma que é possível aproveitar essas conexões para estabelecer relacionamentos, em busca de impulsionar o nosso potencial de venda.