É normal que no afã de buscar resultados para o seu negócio através do meio digital, a gente crie contas em uma série de redes sociais e saia se aventurando em todas elas.
Porém, antes de começar a produzir uma série de conteúdos, vale a pena refletir sobre o papel das redes sociais dentro do mix de marketing do seu negócio.
Vamos começar então pelo conceito fundamental de rede social:
“Redes sociais são sites e aplicativos usados por pessoas e organizações que se conectam com clientes, familiares, amigos e pessoas que compartilham seus interesses em comum”.
Portanto, se olharmos com calma para o conceito original das redes, elas têm muito mais o caráter social do que promocional.
Claro, e principalmente depois da pandemia, muitas marcas aceleraram a sua ida para o mundo digital. E, consequentemente, às redes sociais estão nessa equação.
Mas por que as redes sociais surgiram? Com que objetivo?
Como são muitas variáveis, que dependem ainda do seu modelo de negócio (B2B, B2C etc.), podemos começar pela questão da conexão a partir de interesses comuns.
Dessa forma, quando formos pensar em rede social, precisamos pensar no caráter principal dela, que é o caráter de comunidade.
E como transformar esse conceito em ações para o dia a dia nas redes sociais?
1º passo é transformar o seu conteúdo
Ele precisa traduzir o interesse do potencial cliente daquela marca. Mais do que isso: ele precisa responder aos anseios, dúvidas, objeções, sonhos do seu potencial cliente.
Pois, quanto mais conteúdos que ajudem a sua audiência a sair do “ponto A” e chegar ao “ponto B”, mais ela se sentirá atraída a seguir a sua marca.
Mais do que isso, ao ajudar a sua audiência com conteúdos úteis, você aciona o que chamamos de gatilho da reciprocidade
2º passo é pensar em formas de dar voz a sua audiência
Existem algumas formas de fazer isso. Uma delas, e que não a toa faz muito sucesso, são as enquetes. Afinal, quem não gosta de ser ouvido? Portanto, ao fazer uma enquete, você automaticamente abre essa oportunidade para ele participar do debate.
Outra forma que vem se popularizando muito, principalmente no Instagram, é a famosa “caixinha de perguntas. Na qual você abre para as pessoas perguntarem e, depois, printa a resposta e comenta por cima (obviamente tomando os devidos cuidados para não expôr quem respondeu).
Lives nas quais você convida as pessoas a enviarem perguntas e, dessa forma, participarem mais ativamente daquele conteúdo também são formas de colocar a audiência bem no meio da conversa.
Há outras formas, até mais sofisticadas, de incluir não somente a voz da audiência na conversa. Mas, também, utilizar o conhecimento e expertise do seu público em prol de um ganho maior de toda a comunidade.
O fundamental é ter esse entendimento de que as redes sociais não são um mero alto-falante que vai reverberar a sua marca. Elas podem (e devem) ser muito mais. Elas devem ser um grande agregador de pessoas que têm o interesse comum por aquele tema. Seja como profissional que atua naquela área, seja como cliente.
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