Poucas plataformas são tão propícias para interação entre marcas e pessoas como o Instagram. A rede permite que as empresas se relacionem diretamente com pessoas que falam sobre ela e seus produtos – além, claro, de influenciadores e pessoas interessadas em produtos similares.
Para aproveitar todo potencial do Instagram as empresas precisam dedicar atenção aos seus perfis. Dar o tratamento adequado ao conteúdo, usar hashtags relevantes e medir resultados são algumas das ações que ajudam a aumentar a relevância das marcas.
A boa notícia é que tudo isso pode ser feito com iniciativas simples, como:
1. Encontrar sua comunidade
Você pode divulgar seu perfil em outras redes sociais onde sua marca atua, no site da empresa e outros canais institucionais. Outra forma de sinalizar para as pessoas que você está no Instagram é seguir quem posta uma hashtag com o nome da sua marca ou a localização da sua empresa.
2. Ampliar o alcance da sua marca
Crie uma hashtag oficial do seu perfil e encoraje as pessoas a usá-la. Você também pode se apropriar das hashtags mais populares do seu setor de atuação. Usar localização, marcar pessoas, fazer repost e pedir que as pessoas marquem os amigos nos comentários são outras formas de ampliar o alcance do seu perfil.
3. Engage seus seguidores
A dica de ouro é: tenha certeza de que o conteúdo dos seus posts é relevante para os seguidores – e não apenas para sua marca. E mantenha sua marca atuante, interagindo com as pessoas. Responda comentários nas suas fotos (não só às perguntas, inicie e incentive diálogos). Curta e comente posts do seus seguidores de pessoas que usam as mesmas hashtags que você.
4. Meça os resultados
De nada adianta fazer tudo isso se você não souber que tipo de resultado as ações estão gerando para sua marca. Antes de tudo, defina um objetivo (ganhar seguidores, aumentar engajamento…) e depois planeje as ações que serão realizadas para alcançá-los. Com isso, fica mais fácil medir o retorno das suas iniciativas.
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