Desde que foi criado, o Facebook buscou manter a imagem de uma empresa puramente de mídia. Mais especificamente, de uma ferramente para dar voz às pessoas e marcas. Um facilitador. Porém, isso está para mudar. Com o crescimento de conteúdos controversos e, muitas vezes, falsos, a rede anunciou que alguns conteúdos simplesmente não poderão mais ser monetizados, ou seja, não poderão ser impulsionados. Tampouco poderão ser criados anúncios relativos a esses temas.

Abaixo você confere a lista de assuntos que não mais poderão ser monetizados no Facebook:

Uso inapropriado de imagens de crianças ou personagens infantis

Conteúdos que retratem personagens de entretenimento infantis envolvidos em comportamentos violentos, sexualizados ou de forma inadequada (e nessa inclui-se vídeos posicionados de forma cômica ou satírica).

Tragédias e conflitos

Conteúdos sobre tragédias, incluindo (mas não limitado) representações de morte, acidentes, lesões físicas, mesmo que a intenção seja promover conscientização ou educação.

Problemas sociais

Conteúdos inflamados, degradantes ou que desprezem pessoas, grupos ou causas.

Conteúdo violento

Conteúdo que representem ameaças ou atos de violência contra pessoas ou animais, onde o tema em si é o ponto focal e não é contextualizado.

Conteúdo adulto

Conteúdo em que o foco é a nudez ou conteúdo para adultos, incluindo representações de pessoas em posições explícitas ou sugestivas. Atividades excessivamente sugestivas ou sexualmente provocativas também serão impossibilitadas de serem monetizadas.

Atividade proibida

Conteúdo que retrata, constitui, facilita ou promove a venda ou uso de produtos, serviços ou atividades ilegais ou ilícitas.

Conteúdo explícito

Conteúdo que traga imagens com excesso de foco em sangue, feridas abertas, fluidos corporais, cirurgias, procedimentos médicos ou que se destinam a chocar ou assustar.

Drogas ou uso de álcool

Conteúdos que descrevam ou promovam o consumo excessivo de álcool, tabagismo ou uso de drogas.

Idioma inapropriado

O conteúdo não deve conter uso excessivo de linguagem depreciativa, incluindo linguagem destinada a ofender ou insultar determinados grupos de pessoas.

 

Ainda não se sabe a partir de quando essa regra passará a valer. Mas certamente a restrição de tópicos como “problemas sociais” causaram bastante buzz na rede.

Fonte: Social Media Today