Basta uma busca rápida na internet para se encontrar diversas dicas e ferramentas de marketing que poderão ser usadas a favor do seu negócio e ampliarão seu alcance. Mas o que é de fato é fundamental para você? Como aplicar todas essas técnicas no cotidiano do seu escritório?
O mercado jurídico tem suas próprias especificidades e demanda um alto nível de expertise. Por isso, é importante um planejamento muito bem delineado para que o seu escritório cative e se transforme na possível solução de alguém.
Se você ainda não sabe muito bem como fazer esse sonho se tornar real e palpável, nós separamos algumas dicas de ouro que vão te ajudar neste processo:
1. Tenha clareza sobre os seus objetivos
Antes de começar um trabalho de marketing jurídico é importante ter em mente o porquê de realizá-lo, se for preciso, até desenhe. Determine o que você deseja alcançar e estabeleça algumas metas para seu escritório.
2. Invista em um bom site
No marketing existe uma máxima muito comum: “o site é o coração da estratégia”. O site é o lugar onde você é capaz de reunir todas as informações mais relevantes sobre o seu escritório. Além disso, é lá o lugar onde você pode mostrar ao mundo tudo de mais importante que você fez e conquistou.
3. Seja visto e conhecido
A dica anterior consequentemente nos leva a essa. Não adianta quase nada ter um site altamente equipado e pronto para solucionar problemas e não ser buscado ou conhecido, por isso, invista em mecanismos que auxiliem nesse aspecto. Ferramentas que otimizem o SEO (Search Engine Optimization – a busca orgânica do Google) ou diferentes tipos de anúncios que façam com que as pessoas encontrem a sua empresa são algumas boas opções.
4. E seja também relevante
Ter um bom site é só o início de uma estratégia de marketing bem desenhada. Você precisa entregar conteúdo que converse com o seu cliente em potencial, que solucione seus problemas ou que, pelo menos, faça com que o usuário identifique que ele tem um problema e você é a pessoa que vai ajudá-lo. Nessa parte da estratégia, você pode e deve pensar em diferentes formatos para entregar o seu conteúdo. E-books, infográficos, vídeos, entre outros são importantes ferramentas na hora de atrair.
5. Domine as redes sociais
Quando você desenhar a sua estratégia de marketing, muito provavelmente a parte digital terá grande força no seu mix. Isso porque, segundo dados do próprio Facebook, em 2016, foram contabilizados um total de 102 milhões de brasileiros conectados à plataforma. Ao lado desse gigante, outras redes como Linkedin e Instagram também são responsáveis por boa parcela da atenção online dos brasileiros.
E mais do que esse robusto montante de pessoas conectadas, a evolução das ferramentas de Marketing Digital permitiu que hoje, em meio à multidão digital, você consiga ser cada vez mais assertivo na sua comunicação, segmentando-a de maneira a atingir o exato público que você deseja.
6. Trabalhe dentro das Diretrizes do Código de Ética e Disciplina da OAB
Todo o seu trabalho não valerá de absolutamente nada se você não estiver em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB. Por isso, mais do que um trabalho de marketing jurídico bem feito, é extremamente importante estar ao lado de profissionais que atuem de acordo com esse documento.
Bônus: Não tenha medo de pedir ajuda
Se você chegou até aqui, parabéns! Você deu um passo em direção ao sucesso do seu escritório. Contudo, vale lembrar que durante todo esse processo podem surgir inúmeras dúvidas e uma séries de questionamentos. Se isso acontecer, não guarde para si ou deixe para depois. Pergunte, informe-se e siga adiante. As dúvidas só surgem quando estamos aprendendo e isso é sempre um ponto positivo.
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