Em tempos nos quais dispomos de tantas facilidades tecnológicas, ter um blog (que nada mais é do que uma área de notícias dentro do seu site) relevante e atualizado é mais simples do que você imagina. Com um simples plugin do WordPress ou com uma força da área de TI ou de um profissional de desenvolvimento (também conhecido como programador ou desenvolvedor), você consegue muito rapidamente criar um espaço destinado especificamente para a publicação de artigos, textos e notícias em geral.
Mas o que eu devo publicar na área de notícias da minha empresa?
Sem mais delongas, vamos aos tipos de conteúdo que você pode (e deve) publicar em uma área de notícia/blog do site da sua empresa:
Notícias sobre o seu mercado de atuação
Essa é uma das mais fáceis e rápidas formas de atualização de um site/blog corporativo. Calma, você não vai sair “kibando” tudo o que vê e transformando seu site em um grande agregador de notícias de outros sites. A ideia aqui é trazer temas que realmente ajudem ou sejam relevantes para seus clientes.
Para evitar problemas autorais, sempre que você utilizar integralmente o material de algum outro site, cite a fonte ao final do texto, de preferência colocando um link para o material original.
Além disso, caso o conteúdo seja muito extenso, você pode reproduzir em seu site somente o trecho que interesse a sua audiência e, ao final, colocando um “confira o texto completo no site xxx”. Fica simpático com seu público e com quem produziu originalmente aquele material.
Além da notícia em si, você ainda pode dar seu toque pessoal comentando a novidade, que é o que falaremos no próximo item.
Repercutindo notícias
Repercutir uma notícia traz vários benefícios para sua marca. O primeiro é que você se posiciona como um especialista naquele assunto, já que estará comentando um fato com base no seu conhecimento e na sua experiência.
O outro é que você tem grandes chances de receber visitas em seu site de pessoas que tem interesse naquele tema. Pois, como muitas pessoas estarão buscando por aquele assunto, há possibilidades do seu texto aparecer nos resultados de pesquisa do Google e, assim, a pessoa clicar para ler seu artigo. Uma vez dentro do seu site, você ainda tem chances da pessoa navegar pelo seu site e saber mais sobre sua empresa.
Divulgando novidades sobre sua empresa
Acredite: toda e qualquer novidade sobre sua empresa é de interesse de seus clientes e seus seguidores. Um novo espaço físico, um funcionário novo que passa a integrar o quadro do seu time, um produto novo que você esteja lançando, bastidores do seu dia a dia etc. Tudo pode gerar valor para sua audiência.
Ex: um novo funcionário que seja famoso no mercado, mostra que seu time foi reforçado por pessoas competentes e, consequentemente, as entregas para ele (seu cliente) tendem a ser melhores. Já nos casos de profissionais que chegam para desenvolver uma atividade nova ou inédita em sua empresa, mostram que sua marca está com um novo produto no portfólio e pode ser que esse produto seja de interesse do seu cliente ou de um potencial cliente.
Divulgar novos espaços ou sedes, mostra que sua empresa está se mexendo, está crescendo. E, claro, sem falar no fator da aproximação com seus clientes ou prospects, mostrando para eles de onde é que surge tudo aquilo que você promove ou fornece para ele.
Conquistas e cases
Quando um trabalho é bem feito, ele gera um case de sucesso para sua empresa que tende a ser replicado em outros projetos. É por isso que um cliente escolherá você e não aquele concorrente que não divulgou nada disso. Afinal, você prefere confiar sua marca para uma empresa que reconhecidamente já obteve bons resultados naquilo que você busca ou uma empresa que simplesmente diz que faz uma coisa, mas nunca apresentou resultados concretos?
Portanto, se você tem cases bacanas sobre aquilo que sua empresa faz, deixe isso claro para seus clientes e prospects. Lógico, de uma maneira ética e que não exponha seus clientes. Mas, de alguma forma, tente mostrar como você obteve sucesso implementando seu trabalho.
Certificações e premiações
Ao mostrar uma certificação, você mostra que tem conhecimento e autoridade sobre aquele assunto. Em tempos onde tantos profissionais de diferentes níveis se vendem como especialistas, garantir que você de fato entende daquilo que oferece já lhe coloca em boa vantagem sobre aqueles que simplesmente dizem que sabem, mas não conseguem claramente comprovar.
Pode até ser que seus concorrentes sejam competentes e capazes no que fazem, mas sai na frente quem deixa isso claro e acessível para seu público.
Novos produtos
É sempre bom garantir que seus clientes e prospects tenham clareza caso você lance algum produto. Para isso, é fundamental que essa informação esteja em um veículo que se propõe a trazer as principais novidades sobre a sua empresa, como uma área de notícias /blog.
Além de contar a novidade, você ainda poderá falar mais sobre a concepção do produto, o porquê disso estar sendo lançado, como ele ajudará seus clientes etc.
Comentários