Elementos como inteligência artificial e múltiplas plataformas exigem mais do planejamento e produção de conteúdo. Algumas tendências estão tornando ainda mais desafiador o trabalho de quem atua nessa área.
– Curadoria dos algoritmos
Se por um lado os algoritmos permitem direcionar o conteúdo de forma mais assertiva ao público de interesse, por outro, essa mesma inteligência artificial, restringe a visão da audiência, diminuindo sua liberdade de escolha. O consumidor do conteúdo acaba ficando em uma “bolha” e para se destacar nesse contexto, é preciso investir em branding e reforço de uma identidade própria.
– Qualidade x Quantidade
São muitas as plataformas de distribuição de conteúdo disponíveis atualmente, capazes de atender aos mais variados interesses e necessidades. Com essa gama quase infinita de possibilidades, o conteúdo pode acabar pouco assertivo. A saída é ter um planejamento adequado e focar na qualidade e não na quantidade da produção, direcionando conteúdo relevante ao público da marca.
– Áudio is the new black
É preciso considerar o formato áudio nas estratégias de conteúdo em função do boom dos podcasts. Os áudios devem ser acessíveis e segmentados ao interesse de cada público.
As soluções cada vez mais avançadas de tecnologias de reconhecimento de voz, como Google Assistant e Alexa, da Amazon, mostram o interesse do usuário por esse formato e a necessidade de investir nele.
Essas tendências abrem novas possibilidades, mas também trazem um desafio para o Marketing de Conteúdo. Por isso, é preciso alinhar, desenvolver e investir em novos conteúdos e formatos, mas sem perder a visão panorâmica de toda a estratégia.
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