O Instagram começou a omitir o número de curtidas nas publicações de seus usuários e muitas empresas ligaram o alerta para essa mudança. Porém, o fim dos likes não deve ser uma grande preocupação para marcas que desenvolvem uma estratégia de marketing digital focada em resultados para o negócio. “Como assim?”, talvez você esteja se perguntando. A gente explica!
O foco de todo trabalho de marketing é (ou deveria ser) contribuir para os objetivos de negócio da empresa. E como os objetivos de cada negócio são diferentes, o resultado que cada empresa vai extrair do seu marketing também é muito particular. Por isso, a forma como uma marca usa as redes sociais deve ser parte de uma estratégia que seja capaz de medir de forma concreta o retorno das ações de marketing.
Um exemplo prático (e muito presente no dia a dia da táLIGADO)
Uma empresa que tem como objetivo gerar novas e mais oportunidades de negócio pode optar por usar o Inbound Marketing como estratégia para sua marca. Com isso, o foco principal do trabalho de marketing será a geração de leads. Nesse cenário, todas as ações realizadas pela empresa no Instagram serão voltadas para captar contatos e informações de pessoas interessadas nos conteúdos e nas ofertas da marca – e não para medir o número de curtidas em cada post.
É claro que para gerar leads no Instagram é provável que a empresa precise ampliar sua visibilidade nessa rede social e aumentar o engajamento com seus usuários. Mas ganhar seguidores, likes e comentários é uma consequência da estratégia de Inbound Marketing, não o objetivo final. “Quando o foco do marketing é captar leads para gerar oportunidades de vendas, o trabalho é medido por métricas que de fato representam resultado para a empresa e não por métricas de vaidade”, avalia Mariellen Romero, sócia da táLIGADO Comunicação Conectada.
O mais importante, segundo Mariellen, é que a empresa tenha clareza de qual é o resultado que cada rede social precisa gerar para contribuir com sua estratégia de marketing. “É possível que, em alguma ação específica, o número de likes seja relevante. Mas geralmente essa métrica contribui muito pouco para os objetivos do negócio e poderá ser facilmente substituída na mensuração dos resultados de marketing”, conclui.
Sem curtidas, sua empresa pode acompanhar outros dados no Instagram
A sócia da táLIGADO listou métricas de resultados que o Instagram pode oferecer e que ajudam a medir o retorno do marketing melhor do que os números de likes:
- Acessos ao site – embora o Instagram não permita links nas legendas das suas postagens, há ações e ferramentas que permitem direcionar acessos e medir quantos usuários visitaram o site da empresa a partir da rede social.
- Perfil dos seguidores – quem usa o perfil comercial do Instagram tem acesso a um relatório com um perfil demográfico de seus seguidores. Acompanhar essa informação é importante para saber se a empresa está alcançando pessoas com o mesmo perfil do seu público-alvo.
- Leads captados – existem ações e ferramentas que, integradas ao Instagram, permitem que os perfis de empresa criem cadastros e, dessa foram, possam aumentar o número de pessoas em suas listas de contato.
“Dependendo da estratégia da empresa, essas métricas podem ser acompanhadas isoladamente ou integradas. Por exemplo: é possível medir quantas pessoas acessaram o site da empresa vindas do Instagram, e, dessas, quais preencheram algum tipo de cadastro. Medir o retorno de marketing dessa forma é mais tangível do que apenas contar o número de likes”, compara Mariellen Romero.
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