Já aconteceu de você não saber o que publicar em suas redes sociais ou no site do seu escritório? Esse bloqueio sobre qual conteúdo o advogado deve postar é normal, mas não pode ser uma desculpa para você deixar a produção de conteúdo de lado.
Você pode ter inspirações de conteúdos conferindo sites de notícias jurídicas, ou em jornais mais conhecidos, mas o importante é você entender qual a melhor abordagem para falar com o seu público. Isso muitas vezes pode ser uma tarefa difícil, principalmente para o dia a dia do advogado, que já é muito atarefado.
Pensando nisso, listamos pra você 3 formas de produzir conteúdo que seu cliente procura. Pense nessa lista, não só como uma solução para esse problema, mas também para prevenir que isso aconteça outras vezes com você.
Antes de falarmos essas 3 formas de produção, é importante lembrar que o seu conteúdo precisa ser relevante pra o seu cliente. Faça o exercício de pensar: No que o seu público deseja saber? Quais notícias ele gostaria de ver nas suas redes ou dúvidas que ele deseja sanar? Portanto, conhecer seu público é fundamental para que esse processo de produção dê certo.
É pensando no que o seu público quer saber, que essas 3 formas de produzir conteúdos são pautadas. Confira:
1) Dúvidas Frequentes
Quais são as principais dúvidas que as pessoas tem sobre o seu serviço ou determinado assunto?
Liste quais são as dúvidas que as pessoas mais te perguntam em uma reunião de negócios, ou até mesmo que seus próprios amigos e familiares possuem sobre determinados assuntos que estejam vinculados com o seu serviço. Converse também com os advogados que mais fecham negócios dentro do seu escritório e liste quais são as perguntas mais frequentes que recebem sobre os serviços que o seu escritório oferece.
2) Pesquisa
Pesquise assuntos nos buscadores, como o Google, e repare o que irá aparecer de resultado, que serão buscas que outras pessoas estão fazendo com frequência. Veja também em pesquisas relacionadas no buscador. Ali você pode se inspirar para produzir conteúdos também, inclusive relacionados a sua atuação no mercado jurídico.
Dica: Confira os grupos do Facebook e LinkedIn e pesquise quais dúvidas estão surgindo que sejam relacionadas ao seus serviços ou algum assunto que esteja em alta.
3) Jornada
A jornada é o caminho que seu cliente percorreu até chegar na decisão de contratar o seu serviço. Pense na jornada do seu cliente. De onde ele veio? Chegou por indicação, ou através de suas redes sociais? O que levou esse cliente a buscar os seus serviços advocatícios? Qual conteúdo seu ele se interessa mais?
Analise todo o caminho pelo qual seu cliente passou para tomar a decisão de te contratar.
Existem 4 etapas que o seu cliente provavelmente passou, e em cada uma delas existem perguntas, informações que ele busca. Assim como esse cliente que já chegou até você e te contratou, outras pessoas estão percorrendo essa jornada, buscando informações que você pode entregar através do seu conteúdo
São elas:
- Etapa 1: Consciência
- Etapa 2: Aprendizado
- Etapa 3: Consideração
- Etapa 4: Decisão
Dica: Uma solução simples é fazer uma pequena entrevista para entender essa jornada, perguntando para os seus atuais clientes, como eles chegaram até você, quais informações eles buscaram, quais dúvidas eles tiveram e o que motivou a contratação do seu serviço, por exemplo.
Através dessas 3 formas de produção de conteúdo você mantém as redes do seu escritório sempre atualizadas com novos conteúdos, e irá acelerar o seu processo de produção de conteúdo.
Gostaria de entender mais sobre as etapas da jornada do seu cliente? Confira aqui!
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