Fazer Networking é uma das estratégias mais eficientes, no longo prazo, para conseguir bons clientes. Porém, antes de entrarmos nas dicas propriamente ditas, vamos entender um pouco do conceito por trás da expressão networking.
Networking vem da ação de se criar uma rede de contatos colaborativa. Ou seja: mais do que ter contatos, é preciso criar um relacionamento com esses contatos.
Antigamente, o Networking vinha basicamente com o passar dos anos. Conforme você ia tendo contato com outras pessoas no seu ambiente de trabalho, conforme você realizava projetos e tarefas com outros pares, ali se criava uma conexão que os profissionais levavam para o resto de suas vidas.
Portanto, era muito comum que os profissionais mais experientes tivessem os maiores e melhores networkings. E, consequentemente, tivessem mais facilidade de viabilizar novos projetos já com alguma quilometragem em suas carreiras.
Hoje, com as novas tecnologias e formas de nos comunicarmos, o networking foi impulsionado e o ciclo de formação dessas redes de contato foi enormemente abreviado e potencializado.
Com o crescimento das redes sociais é possível não somente continuar um relacionamento, como iniciar novos online. E o LinkedIn é a rede perfeita para a realização de networking, pois ela oferece ferramentas que ajudam muito a iniciar e manter relacionamentos. E como consequência dessa construção de relacionamento, podemos ter uma venda, um novo emprego, uma nova contratação, um novo fornecedor ou parceiro etc.
Networking no apoio a vendas
No mercado jurídico, a maioria das vendas tem um ciclo de vida mais longo. Logo, demandam mais relacionamento com os prospects e potenciais clientes. Dessa forma, o networking ajuda em várias etapas, como:
- Manter relacionamento com clientes atuais;
- Gerar boca a boca;
- Encontrar e obter indicações de novos prospects;
- Receber indicações de clientes ou parceiros de negócio;
- Encontrar e se relacionar com influenciadores que podem indicar você para novos clientes.
Como utilizar o LinkedIn para fazer networking?
O primeiro passo é organizar o seu perfil de forma a ter um perfil campeão. E se você quer ajuda com essa etapa, confira aqui nosso tutorial.
Em segundo lugar, é preciso definir o seu objetivo de carreira e/ou de negócios. Para isso, tente definir:
- O que você deseja alcançar?
- Onde você quer chegar?
- Com quais empresas você quer se relacionar?
- Quais são os profissionais que mais se destacam nessas empresas dentro do LinkedIn?
- Quem pode ajudar você neste objetivo?
Use a Pesquisa Avançada
Você pode usar o recurso de Pesquisa Avançada da própria rede (a mesma ferramenta usada para Prospectar Clientes Usando LinkedIn) para mapear seus prospects. Utilize o link Semelhantes para conhecer novas conexões possíveis que possam agregar seu networking.
Invista em grupos
Os grupos no LinkedIn (e em outras redes sociais também) são ótimas fontes de debate. Porém, é preciso saber separar o joio do trigo. Pois, algumas pessoas acabam usando os grupos de maneira errada e enchem eles de links para sites externos, sem propor realmente um debate frutífero sobre determinado assunto.
Assim, vale a pena pesquisar grupos que realmente proponham debates dentro da sua área de atuação. Ou dentro da área de atuação dos seus clientes.
Networking é relacionamento
Se networking é relacionamento, procure conexões que te ajudem a alcançar melhores resultados. E, uma vez encontrado, invista. Dedique um pouco de tempo para interagir na rede, propor debates, responder eventuais dúvidas, etc.
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