Ações para posicionar melhor o seu perfil no LinkedIn

Quem não gostaria de ter o seu perfil em destaque em uma rede social? Este é um dos objetivos da maioria dos profissionais com os quais converso. Quem também tinha essa dúvida era o próprio LinkedIn. Para entender quais fatores auxiliavam vendedores a conseguirem bons resultados na rede, o LinkedIn encomendou um estudo com mais de 2 mil profissionais de vendas.

Ao cruzar os hábitos desses vendedores na rede, e como isso havia impactado em suas vendas, o LinkedIn compilou essas informações em uma ferramenta chamada SSI (Social Selling Index). Portanto, mesmo que você não seja um vendedor profissional, ter um perfil bem pontuado no SSI indica que você tem um bom potencial para realizar negócios na rede.

Ficou curioso? Veja aqui a sua pontuação de SSI: https://linkedin.com/sales/ssi

Se ter uma boa pontuação no SSI ajuda os vendedores a conquistarem novas vendas, porque não utilizar esse parâmetro para que donos de negócio e empreendedores obtenham mais sucesso na rede?

Vamos então entender a lógica por trás do SSI para que você possa balizar suas ações na rede de agora em diante.

O score SSI é baseado em 4 pilares. São eles:

  1. Estabelecer a sua marca profissional
  2. Encontrar as pessoas certas
  3. Interagir com o Insights
  4. Cultivar relacionamentos

#1: Estabelecer a sua marca profissional

Para estabelecer a sua marca profissional, é preciso ficar atento aos itens:

  • Perfil completo
  • Multimídia anexada ao perfil
  • Ter uma imagem de capa no perfil
  • Competências endossadas
  • Ter artigos publicados no LinkedIn Pulse 

#2: Encontrar bons contatos para o seu negócio

  • Pesquisa de leads, usando a busca do LinkedIn
  • Pesquisa avançada de leads, usando os filtros da busca no LinkedIn
  • Acessar o perfil dos leads
  • Receber visitas no seu perfil
  • Salvar leads (com o Sales Navigator)
  • Dias ativo

#3 Engajar com insights, aqui estão os ingredientes:

  • Engajamento
  • Engajamento recebido em artigos
  • Compartilhamentos
  • Mensagens enviadas e taxa de resposta do InMail
  • Grupos ingressados
  • Contas salvas (com Sales Navigator)
  • Exibições em pesquisa

#4 Cultivar relacionamentos

  • Conexões
  • Conexões VP +
  • Conexões internas
  • Taxa de aceitação para solicitações de conexão enviadas