Há poucas semanas o mundo ficou chocado com a queda simultânea de redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp. O “crash” pegou muitos de surpresa. Mais do que passar horas sem ver atualizações nessas redes, muitas pessoas que operam seus negócios diretamente e unicamente nessas plataformas ficaram de cabelo em pé. Já imaginou perder uma tarde inteira de vendas? Os prejuízos podem ter sido grandes. (https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/10/04/com-queda-das-acoes-do-facebook-mark-zuckerberg-perde-quase-de-us-6-bilhoes-em-um-dia.ghtml)

Se por um lado assusta saber que a qualquer momento seu negócio pode sofrer um abalo considerável, o episódio traz uma valiosa lição de marketing: a importância de se ter controle sobre a sua distribuição de conteúdo/produtos. E uma das soluções para ter esse controle é construindo uma Lista.

O que é uma Lista?

No mundo do marketing digital, uma Lista é tão simples quanto uma lista de contatos importantes para o seu negócio. Nela, por exemplo, você pode reunir contatos de: clientes, ex-clientes, potenciais clientes, pessoas interessadas no seu conteúdo etc. Um Mailing List, ou Lista de Emails, é um tipo de Lista.

Grupos de WhatsApp e Telegram são uma lista? Sim e não. Enquanto os contatos permanecem nas plataformas (tanto de Whats, quanto de Telegram), eles ficam excessivamente dependentes do funcionamento destas. Porém, no momento em que você baixe essas listas para um arquivo ou uma ferramenta própria, você passa a ter mais controle sobre esses contatos e, aí sim, podemos considerar uma Lista.

A importância de se ter uma Lista

Ter uma Lista lhe garante que o seu conteúdo chegue até aquelas pessoas que integram a Lista. Parece óbvio. Mas quando pensamos em todos os canais de contato que temos com nosso público, vemos a importância de garantir o máximo de distribuição possível. Por exemplo: quando você faz um post nas redes sociais ele só aparece para cerca de 1% do total de pessoas que seguem você nelas. Claro, se você investir em patrocinar o post, aí sim ele aparecerá para muito mais pessoas do que esse percentual. Mas isso é assunto para um outro post.

No Google, se o seu site não for otimizado para os “robôs da plataforma”, boa parte dos acessos de busca vão para outros sites. E não o seu.

Isso vale para a maioria dos canais on-line hoje em dia. Você faz um esforço para produzir muito conteúdo para eles e acaba sendo visto por uma pequena parcela do total possível. Por isso é tão importante construirmos uma Lista própria de contatos (nem pensar em comprar aqueles mailings que prometem ótimos contatos. Se quiser saber mais porque não investir nisso, clique aqui).

Onde eu posso “armazenar” a minha Lista?

Esses contatos podem ficar armazenados da forma que você achar melhor. Claro, em se tratando de estratégias digitais, o ideal é que essa lista ficasse concentrada em ferramentas específicas para isso. Temos desde o bom e velho arquivo Excel até sistemas como o da RD Station.

Como me comunicar com uma Lista?

Existem diversas formas. A mais comum é através do bom e velho email. Porém, se o seu público não acessa ou gosta de e-mails, você pode também se comunicar através do Telegram, WhatsApp etc.

O fundamental é você saber que as redes sociais são como uma casa alugada. Você pode viver nela, acrescentar coisas a ela, porém você não tem o controle sobre ela. Caso o dono resolva vender o apartamento que você mora de aluguel, você não terá muito o que fazer a não ser deixar o apartamento.

O mesmo vale para Facebook, Instagram, WhatsApp e tudo mais. Você pode ter um negócio dentro deles, pode (e deve) produzir conteúdos para eles. Porém, é fundamental saber que a qualquer momento, o verdadeiro dono deles pode simplesmente encerrar aquela rede. E se o seu negócio depender unicamente dele para vender seu serviço ou produto, você pode ver tudo ruir da noite pro dia.

Por isso, é tão importante construir uma Lista própria, para garantir não somente um canal mais próximo do seu público, como garantir que você terá um canal direto com ele sempre que precisar.