Em entrevista à HSMTV, Martha Gabriel, especialista em inovação e mídias digitais, apontou tendências para mercado de trabalho na área de Marketing. Segundo ela, o mercado está passando da forma de pirâmide para uma forma de ampulheta. Isso significa, na prática, que há menos espaço para a média gestão.
Martha relacionou o movimento à velocidade cada vez maior das mudanças no mercado e à conectividade entre as pessoas, que é a base para geração de novas ideias. Ela lembra que a inovação, cada vez mais, está acontecendo fora do ambiente empresarial porque as pessoas estão conectadas umas às outras o tempo todo – e, por isso, surgem novidades a todo momento. Neste cenário, o que mais agrega valor aos profissionais de marketing é a visão crítica sobre esses movimentos, o que acaba esvaziando justamente a função dos profissionais dessa média gestão.
De acordo com a especialista, o mercado tende para a forma de ampulheta porque, para acompanhar a velocidade das mudanças, quem domina o pensamento estratégico e inovador precisa estar muito mais próximo da base operacional do que no atual modelo corporativo. O resultado disso é um achatamento do espaço onde atualmente estão os gestores médios, que vão acabar migrando para cima ou para baixo.
E para migrar para cima, Martha Gabriel aponta apenas uma saída: investimento constante em qualificação, atualização e aprimoramento das capacidades técnicas – hoje mais relevante do que em qualquer outra época. Para ser capaz de identificar as melhores oportunidades em meio a um volume cada vez maior de informação e novidades, o profissional precisa mais do que se manter atualizado. É preciso manter a mente afiada e atenta para apurar, com rapidez, o que é ou não relevante para as organizações.
Comentários