A quinta edição do estudo anual “2015 B2B Content Marketing Benchmarks, Budgets and Trends” mostrou que 86% das empresas pesquisadas utilizam o marketing de conteúdo como estratégia de aproximação. Cerca de 80% dessas empresas utilizam artigos em blogs ou áreas de notícias em seus sites . E a estratégia parece ser efetiva, já que a pesquisa apontou um crescimento de 70% na produção de conteúdo das empresas em relação ao estudo anterior.
Entretanto, muitas empresas ainda têm dúvidas sobre que tipo conteúdo devem publicar em seus sites ou blogs. Listamos aqui dez ideias que podem servir para empresas B2B de diversos setores:
1) Explique como usar seus produtos ou como seus serviços podem ser úteis
No caso de empresas que vendem produtos, vídeos tutoriais apresentando o funcionamento de equipamentos, por exemplo, podem ser uma forma de atrair a atenção de possíveis compradores. Já no caso de serviços, textos apresentando metodologias e como o trabalho pode contribuir para gerar valor para outras empresas podem ser conteúdos relevantes para quem está interessado na sua marca.
2) Faça uma análise de cases de sucesso da sua empresa
Mais do que apresentar os clientes para os quais sua empresa vende ou presta serviços, é interessante mostrar de que forma seus produtos agregam valor ao negócio do cliente. Detalhar cases passa por apresentar o cliente e o desafio, mostrar a solução que foi implantada e quais foram os resultados alcançados. Isso ajuda outros empresários a se identificarem e, principalmente, a tangibilizar o valor dos seus produtos.
3) Novidades sobre seus segmento e mercados de atuação
Mostrar que sua empresa está atenta ao que acontece no setor e mercados de atuação respalda a ideia de que ela entende a realidade em que os clientes estão inseridos e que, por isso, tem condições de contribuir com seus negócios.
4) Traga o cotidiano para o seu dia a dia
Comentar assuntos que estão em alta na imprensa ou nas redes sociais podem ajudar a aumentar o tráfego para o seu site ou blog. É claro que isso precisa ser feito com muito critério. Aborde temas que tenham a ver com a sua área de atuação e com cuidado para não forçar a barra apenas para aproveitar a última onda das redes sociais. Outro ponto importante é tratar os assuntos de forma autoral e analítica para evitar que seu site ou blog vire um portal de notícias e perca relevância.
5) Novidades sobre a sua empresa
Este é o tipo de conteúdo mais comum em sites e blogs corporativos. E, sim, ele é relevante. Afinal, seus clientes, prospects ou entusiastas da sua marca certamente querem saber o que a sua empresa anda fazendo. O problema é quando o canal de notícias ou blog são apenas um diário da empresa. Divulgar produtos e serviços é muito importante. Mas só falar sobre isso torna o canal cansativo para ser lido com frequência.
6) Lista com links para artigos ou sites
Esse é um exemplo bem simples de conteúdo relevante que pode variar o tipo de publicação no blog ou site da sua empresa. Artigos, sites, livros ou qualquer outra publicação que você ou os funcionários da sua empresa leiam com frequência podem ser interessante também para quem acessa seu site ou blog. Que tal reunir periodicamente essas dicas e compartilhá-las com seus leitores?
7) Dê destaque para as conquistas dos seus clientes
Parabenizar e celebrar quando um cliente conquista um prêmio ou alcança uma marca importante é uma forma simpática de manter o bom relacionamento com ele e também de mostrar para o público que sua empresa tem uma relação saudável com aquele cliente.
8) Entreviste formadores de opinião
Traga para o seu site a visão de pessoas influentes em seu setor e mercados de atuação. Clientes, especialistas ou estudiosos podem comentar temas de grande impacto para a suas áreas de atuação.
9) Dê destaque para seus funcionários
Nem sempre os especialistas que podem falar no seu site ou blog estarão no mercado. Sua equipe, provavelmente, está cheia deles. Publique artigos, entrevistas ou apresente conquistas profissionais de seus funcionários. Afinal, eles são seu maior ativo – especialmente se sua empresa é prestadora de serviços.
10) Use (e abuse) de conteúdo multimídia
Vídeos, podcasts, apresentações de power point são algumas mídias que podem ser exploradas em seu site ou blog. Apresentar conteúdo relevante de formas diversificadas é uma maneira de manter o interesse da audiência.
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